quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A SÉRIE DO MÊS (2)

Grey's Anatomy
[2005 - ....]
Com: Ellen Pompeo (Dr. Meredith Grey), Sandra Oh (Dr. Cristina Yang), Patrick Dempsey (Derek Sheperd), Eric Dane (Dr. Mark Sloan), Sara Ramirez (Dr. Callie Torres), Katherine Heigl (Dr. Izzy Stevens), Justin Chambers (Dr. Alex Karev), T. R. Knight (Dr. George O'Malley), Chanda Wilson (Dr. Miranda Bailey), James Pickens, Jr. (Dr. Richard Webber), Isaiah Washington (Dr. Preston Burke), Kate Walsh (Dr. Addison Montgomery), Chyler Leigh (Lexie Grey), Brooke Smith (Erika Hahn), Kevin McKidd (Dr. Owen Hunt), Kim Raver (Dr. Teddy Altman), Sarah Drew (Dr. April Kepner), Jesse Williams (Dr. Jackson Avery) e Jessica Cpshaw (Arizona Robbins).
Grey's Anatomy é uma série dramática que se passa no hospital fictício Seattle Grace Mercy West Hospital e aborda a história dos médicos residentes e internos do hospital, a forma como tentam equilibrar as suas vidas pessoais com as exigências das suas vidas profissionais como médicos. A protagonista é Meredith Grey, filha de uma cirurgiã famosa, que se casa com o neurocirurgião Derek Sheperd; é como uma filha para o Dr. Richard Webber que é o Director do hospital; e mostra as suas relações com os restantes internos e médicos assim como as histórias e relações privadas de cada um.  

A série da ABC foi bem recebida pela crítica e teve várias nomeações para os inúmeros prémios televisivos que são dados nos Estados Unidos. É, basicamente, a série Serviço de Urgência da actualidade com alguma diferenças. No entanto, creio que esta série dramática já está bastante esgotada, mesmo com o desaparecimento de algumas personagens e as tentativas de encaixarem novas, tem perdido algum interesse ao longo dos anos. Esta nona temporada começa, inclusive, com a morte de duas personagens secundárias gostava bastante, o que me faz perder ainda mais o interesse (normalmente interesso-me mais pelas histórias secundárias - são estas que dão dinâmica às séries - do que os típicos clichés dos protagonistas). A nível dramático, tem revelado grandes actores, principalmente devido aos finais de temporada catastróficos e às mudanças operadas nalgumas e a forma como as situações extremas têm alterado os seus comportamentos.

Fica aqui o trailer promocional da nona temporada, que passa na Fox Life por cabo às Quartas. 

Waterland

Graham Swift
Waterland
1983

Set in the bleak Fen Country of East Anglia, and spanning some 240 years in the lives of its haunted narrator and his ancestors, Waterland is a book that takes in eels and incest, ale-making and madness, the heartless sweep of history and a family romance as tormented as any in Greek tragedy.

In the years since its first publication, in 1983, Waterland has established itself as one of the classics of twentieth-century British literature: a visionary tale of England's Fen country; a sinuous meditation on the workings of history; and a family story startling in its detail and universal in its reach. 
This edition includes an introduction, by the author, written to celebrate the book's 25th anniversary. 'Graham Swift has mapped his Waterland like a new Wessex. He appropriates the Fens as Moby Dick did whaling or Wuthering Heights the moors.

Cloud Atlas

Filme: Cloud Atlas
Estreia: 29 de Novembro
Com: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Doona Bae, Ben Whishaw, James D'Arcy, Zhou Xun, Keith David, Susan Sarandon e Hugh Grant

O filme Cloud Atlas estreia hoje nas salas de cinema portuguesas. Esta história de ficção científica é escrita e realizada por Lana e Andy Wachowski (Trilogia Matrix) e Tom Tykwer e é a adaptação ao cinema do livro de David Mitchell com o mesmo nome, que venceu o prémio British Book Award de Literary Fiction.
O filme abrange seis histórias interrelacionadas que conduzem o espectador através do tempo e do espaço, desde o século XIX no Pacífico Sul até um futuro distante pós-apocalíptico em vários pontos da Terra. Considerado uma "nova experiência em cinema" parece que os efeitos especiais estão muito bons e as críticas têm sido boas para quem gosta de ficção científica.  



Cloud Atlas

David Mitchell
Cloud Atlas
2004

A reluctant voyager crossing the Pacific in 1850; a disinherited composer blagging a precarious livelihood in between-the-wars Belgium; a high-minded journalist in Governor Reagan’s California; a vanity publisher fleeing his gangland creditors; a genetically modified “dinery server” on death-row; and Zachry, a young Pacific Islander witnessing the nightfall of science and civilisation—the narrators of Cloud Atlas hear each other’s echoes down the corridor of history, and their destinies are changed in ways great and small.

In his captivating third novel, David Mitchell erases the boundaries of language, genre and time to offer a meditation on humanity’s dangerous will to power, and where it may lead us.

Fonte: Goodreads - Cloud Atlas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

"As Cinquenta Sombras" de E. L. James

Encontro com E. L. James
Fnac do Colombo
Dia 20, Terça, às 19h
São os livros que andam nas mãos povo, que estão a despertar a curiosidade de muitas pessoas, é a trilogia bestseller do momento e a autora vem a Portugal.
A autora da trilogia As Cinquenta Sombras, E. L. James, estará presente na Fnac do Colombo para apresentar o último livro, As Cinquenta Sobras Livre, e conversar com os fãs, no Fórum Fnac. 
A apresentação do livro e da autora estão a cargo da actriz Marisa Cruz e do Editor José Prata. No final do evento, a escritora dará autógrafos aos seus leitores.

As Cinquenta Sombras de Grey

As Cinquenta Sombras Mais Negras

As Cinquenta Sombras Livre

Fonte: Agenda Fnac

sábado, 17 de novembro de 2012

Ray Bradburry

Amar a Vida
Simplesmente porque fiquei completamente fascinada pela forma como Ray Bradbury fala da leitura, de livros, da biblioteca, das suas obras e da vida, fica aqui este video maravilhoso. Aqui fica a saber-se um pouco da sua vida, a forma como se apaixonou pelo fantástico mundo da literatura, os seus escritores preferidos e as influências que teve. 
The Grapes of Wrath de John Steinbeck influenciou a estrutura de The Martian Chronicles, inspirou-se nas imagens que viu num circo para escrever The Illustrated Man e fala da forma como teve a ideia para Farenheit 451, a sua obra mais conhecida. Era fã de Aldous Huxley, adorava poesia, principalmente Emily Dickinson e William Shakespeare e The Christmas Carol de Charles Dickens era o livro mais importante na sua vida, para além de se ter apaixonado por Tender is the Night de F. Scott Fitzgerald. 
É uma lição de vida que este senhor, que morreu este ano, dá. 


Love is at the center of your life. The things that you do should be things that you love and things that you love should be things that you do.

You've got to go to the library for an education, the library is the answer. 

If you know how to read oyu hava a complete education about life and you know how to vote within a democracy, but if you don't don't know how to read you don't knoe how to decide. 

Ray Bradbury
[1920-2012]

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Brasyl

Ian McDonald
Brasyl
2007
Brasyl de Ian McDonald torna-se extenso além da conta. Tem descrições e pormenores interessantes e é bastante imaginativo. A parte final das três histórias daria um bom filme. Assim como seria interessante ver no grande ecrã os cenários da parte de Edson e como aquele futuro seria concebido, assim como a batalha na parte de Quinn ou até a luta final de Marcelina.

Uma nota sobre a mistura de inspirações que creio que McDonald teve de outras obras, como é o caso de Matrix, passando por Heart of Darkness e a trilogia de Philip Pullman, His Dark Materials.

Em relação à tradução, podia não ser tão abrasileirada e ser mais fiel ao original, principalmente em relação às palavras portuguesas introduzidas no original pelo autor, que deviam aparecer em itálico para se diferenciarem. As notas de rodapé são demasiadas, estão sempre a desviar o leitor da leitura, para além de dar a entender que o leitor é um pouco ignorante (ou seja, quando não sei o que significa lago que está no texto, vou à procura). Existe um glossário no final do original que devia ter sido traduzido e colocado no final, que tiraria possíveis dúvidas ao leitor. E o título devia ter permanecido Brasyl.

É um livro agradável e com boas ideias, mas que se tornou longo de mais, apesar de não deixar de ser interessante pelos conceitos apresentados. A parte de Quinn é, de longe, a mais interessante e cativante, no entanto também gostei do mundo de Edson; a parte da Marcelina é mesmo a mais fraca. Também creio que o facto de a leitura ter sido feita através de uma tradução, neste caso, não ajudou nada. 

Resumo:
Pense em Blade Runner nos trópicos ...

Ser seduzido, maravilhado, e chocado com uma das maiores e mais estranhas nações do mundo. O Brasil no passado, presente e futuro, com toda a sua cor, paixão e realidades mutáveis​​, mistura-se num romance que é parte ficção científica, parte história, parte mistério, e completamente cativante.
Três histórias separadas seguem as três personagens principais:

Edson é um talentoso empresário por esforço próprio, um passo à frente, nas favelas num futuro próximo  numa cidade (São Paulo) de riquezas surpreendentes e pobreza. Um encontro casual leva Edson para perigoso mundo da computação quântica ilegal, mas para onde poderá escapar, quando se encontra uma sociedade de vigilância total onde cada movimento, rosto e dinheiro são constantemente monitorizados?

Marcelina é uma ambiciosa produtora da Rio TV que procura um grande sucesso para um reality show para fazer nome. Quando a sua ideia escaldante a leva à procura de um guarda-redes caído em desgraça no Campeonato do Mundo de Futebol, envolve-se numa conspiração antiga que ameaça não só a vida, mas também a sua alma.

O padre Luis é um missionário jesuíta enviado para o turbilhão do século dezoito no Brasil para localizar e punir um padre desonesto que se desvia para além dos limites de sua fé e estabelece um vasto império no sertão. Na companhia de um geógrafo francês e espião, o que ele encontra nos remansos do Amazonas  coloca à prova tanto a sua fé como a natureza da própria realidade ao ponto de ruptura.

Três personagens, três histórias, três países (Brasyl), todos ligados entre si através do tempo, espaço e realidade numa história extremamente ambiciosa, que vai desafiar a sua maneira de pensar sobre tudo.

Fórum Fantástico



Novidades do Fórum Fantástico
O Fórum Fantástico realiza-se de 23 a 25 de Novembro na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa. Para já, as principais novidades são:

A presença do norte-americano Dan Wells, autor da trilogia John CleaverI'm Not a Serial Killer (2009), Mr. Monster (2010), I Don't Want To Kill You (2011). Em Portugal, a Editora Contraponto já publicou a primeira parte da trilogia, Não Sou Um Serial Killer e lança, em exclusivo, no Fórum Fantástico, a segunda parte, Senhor Monstro.
No âmbito da Oficina de Escrita Criativa Fantástica organizada pela Trëma que será lançada no Fórum Fantástico (novidade este ano), Dan Wells partilhará os seus conhecimentos na escrita e na edição de ficção de género. 

Lançamento oficial da Antologia Lisboa no Ano 2000 - Uma Antologia Assombrosa Sobre uma Cidade que Nunca Existiu. Com organização de João Barreiros e editada pela Saída de Emergência, esta antologia tem um conjunto de contos todos dentro de um imaginário onde a electricidade é a tecnologia que faz mover a cidade e o mundo na viragem do século XIX para o século XX.


Será exibida a curta-metragem Conto do Vento, a obra vencedora da categoria Melhor Curta de Terror Portuguesa do MOTELx 2011, de Cláudio Jordão e Nélson Martins que estarão presentes. Já vi o Conto do Vento e vale a pena ver.

Links Oficiais:
Fórum Fantástico: Fórum Fantástico

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dracula

Bram Stoker
Dracula
1897

The vampire novel that started it all, Bram Stoker's Dracula probes deeply into human identity, sanity, and the dark corners of Victorian sexuality and desire. When Jonathan Harker visits Transylvania to help Count Dracula purchase a London house, he makes horrifying discoveries about his client. Soon afterward, disturbing incidents unfold in England - an unmanned ship is wrecked at Whitby, strange puncture marks appear on a young woman's neck, and a lunatic asylum inmate raves about the imminent arrival of his "Master" - culminating in a battle of wits between the sinister Count and a determined group of adversaries.

Fórum Fantástico 2012


Novidades do Fórum Fantástico
O Fórum Fantástico realiza-se de 23 a 25 de Novembro na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa. 

Links Oficiais:
Fórum Fantástico: Fórum Fantástico
Dan Wells: The Dan Wells
Conto do Vento

Para mais informações ver aqui.

Mensageiros das Estrelas




Depois da primeira edição em 2010, o Colóquio Ficção Científica e Fantasia MENSAGEIROS DAS ESTRELAS EPISÓDIO II, está de volta de 27 a 30 de Novembro, à Faculdade de Letras de Lisboa. 
E o programa de 2012 já está disponível aqui, é só fazer download e escolher.

Mensageiros das Estrelas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Este mês:

As novidades não param de chegar e a agenda deste mês está bastante preenchida:












De 23 a 25 de Novembro
O Fórum Fantástico 2012
Com muitas novidades, lançamentos e convidados, é o evento a não perder para os fãs do Fantástico e não só. Na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.


A 26 de Novembro
Entrega do Prémio Sophia na Cinemateca
Filme Domingo à Tarde projectado assinalando a cerimónia de homenagem e entrega do Prémio Sophia pela Academia Portuguesa de Cinema, na categoria Carreira a Isabel Ruth, António de Macedo e António da Cunha Teles.


De 27 a 30 de Novembro
Mensageiros das Estrelas Episódio II
Colóquio de Ficção Científica e Fantasia na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa.

Mensageiros das Estrelas



Depois da primeira edição em 2010, o Colóquio Ficção Científica e Fantasia MENSAGEIROS DAS ESTRELAS EPISÓDIO II, está de volta de 27 a 30 de Novembro, à Faculdade de Letras de Lisboa.
O programa já está disponível aqui, e só fazer download. A não perder!

Mensageiros das Estrelas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico







O próximo Clube de Leitura Bertrand do Fantástico é dia 9 de Novembro pelas 19h na Bertrand do Chiado. O livro escolhido para esta sessão é Brasyl de Ian McDonald. Como o convidado esperado para esta sessão não poderá estar presente, a conversa irá estender-se ao filme Brazil de Terry Gilliam. 

9 de Novembro
Brasyl, Ian McDonald

Pense em Blade Runner nos trópicos ...
Ser seduzido, maravilhado, e chocado com uma das maiores e mais estranhas nações do mundo. O Brasil no passado, presente e futuro, com toda a sua cor, paixão e realidades mutáveis​​, mistura-se num romance que é parte ficção científica, parte história, parte mistério, e completamente cativante.
Três histórias separadas seguem as três personagens principais:
Edson é um talentoso empresário por esforço próprio, um passo à frente, nas favelas num futuro próximo  numa cidade (São Paulo) de riquezas surpreendentes e pobreza. Um encontro casual leva Edson para perigoso mundo da computação quântica ilegal, mas para onde poderá escapar, quando se encontra uma sociedade de vigilância total onde cada movimento, rosto e dinheiro são constantemente monitorizados?
Marcelina é uma ambiciosa produtora da Rio TV que procura um grande sucesso para um reality show para fazer nome. Quando a sua ideia escaldante a leva à procura de um guarda-redes caído em desgraça no Campeonato do Mundo de Futebol, envolve-se numa conspiração antiga que ameaça não só a vida, mas também a sua alma.
O padre Luis é um missionário jesuíta enviado para o turbilhão do século dezoito no Brasil para localizar e punir um padre desonesto que se desvia para além dos limites de sua fé e estabelece um vasto império no sertão. Na companhia de um geógrafo francês e espião, o que ele encontra nos remansos do Amazonas  coloca à prova tanto a sua fé como a natureza da própria realidade ao ponto de ruptura.
Três personagens, três histórias, três países (Brasyl), todos ligados entre si através do tempo, espaço e realidade numa história extremamente ambiciosa, que vai desafiar a sua maneira de pensar sobre tudo.


Brazil de Terry Gilliam
1985
O filme passa-se num mundo distópico, num estado totalitário altamente estruturado e burocrático e com medidas muito duras para localizar terroristas.
Sam Lowry (Jonathan Pryce) é uma pessoa normal com uma mãe que "conhece pessoas" e que vive nesta sociedade opressiva do futuro, recorrendo frequentemente a formas de escapismo para um mundo de sonhos num paraíso distante e que se vê envolvido e vítima da contra produtividade do governo.
Brazil, de 1985, é um filme de ficção científica que foi realizado por Terry Gilliam, conhecido como membro dos Monty Phyton e que realizou também 12 Monkeys em 1995. 

Bram Stoker

Abraham "Bram" Stoker
(1847 - 1912)
É o 165º aniversário de Bram Stoker. O escritor irlandês ficou conhecido pelo seu romance gótico Drácula. Romancista e escritor de contos nasceu em Dublin na Irlanda a 6 de Novembro de 1847. Herdou o nome do seu pai Abraham e gostava de ser tratado por Bram. Atleta desde cedo, também se apaixonou por literatura e teatro.
Nos primeiros anos da sua vida teve uma doença misteriosa que os médicos não conseguiram diagnosticar. A sua mãe, com quem sempre teve uma relação muito íntima, partilhou com ele o seu conhecimento por contos de fadas, histórias de fantasmas e narrativas da epidemia de cólera que tinha testemunhado. Aos dezasseis, depois de ter superado a doença, frequentou o Trinity College de Dublin, onde se formou em Matemática. Trabalhou como funcionário público, foi critico teatral em vários jornais enquanto escrevia contos e adorava histórias de horror. Influenciado por Carmilla de Sheridan Le Fanu, de quem era amigo, decidiu investir no tema do vampirismo como tema para um futuro livro.  
Drácula, a sua obra mais conhecida, foi adaptada ao cinema enumeras vezes, ao teatro e para televisão. Entre os mais conhecidos estão: Nosferatu (1922), Dracula (1931) com Bela Lugosi numa das mais célebres interpretações do vampiro, Dracula (1958) com Christopher Lee e, mais recentemente, Dracula (1992), a versão de Francis Ford Coppola.
Continuou a sua carreira como escritor, dedicando-se sempre a temas do sobrenatural e do horror. Morre a 20 de Abril de 1912 depois de problemas de saúde, sendo posteriormente cremado. Alguns biógrafos atribuem sífilis como causa de morte, outros o excesso de trabalho. Nunca conheceu a fama, nem fez fortuna, mas o seu nome ficaria para sempre na história da literatura por ter criado uma das criaturas mais icónicas do horror, o Conde Drácula.  

Romances:
The Primrose Path (1975)
The Snake's Pass (1890)
The Watter's Mou' (1895)
The Shoulder of Shasta (1895)
Dracula (1897)
Miss Betty (1898)
The Mystery of the Sea (1902)
The Jewel of Seven Stars (1903)
The Man (1905)
Lady Athlyne (1908)
The Lady of the Shroud (1909)
The Lair of the White Worm (1911)

Contos:
Under the Sunset (1881)
Snowbound: The Record of a Theatrical Party (1908)
Dracula's Guest and Other Weird Stories (1914)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

The Time Machine

H. G. Wells
The Time Machine
1895


A group of men, including the narrator, is listening to the Time Traveller discuss his theory that time is the fourth dimension. The Time Traveller produces a miniature time machine and makes it disappear into thin air.
So begins the Time Traveller’s astonishing firsthand account of his journey 800,000 years beyond his own era - and the story that launched H.G. Wells’s successful career and earned him the reputation as the father of science fiction. With a speculative leap that still fires the imagination, Wells sends his brave explorer to face a future burdened with our greatest hopes...and our darkest fears. A pull of the Time Machine’s lever propels him to the age of a slowly dying Earth. There he discovers two bizarre races - the ethereal Eloi and the subterranean Morlocks - who not only symbolize the duality of human nature, but offer a terrifying portrait of the men of tomorrow as well. 
Published in 1895, this masterpiece of invention captivated readers on the threshold of a new century. Thanks to Wells’s expert storytelling and provocative insight, The Time Machine will continue to enthrall readers for generations to come.

sábado, 3 de novembro de 2012

The Waves

Virginia Woolf
The Waves
1931


'I am writing to a rhythm and not to a plot', Virginia Woolf stated of her eighth novel, The Waves. Widely regarded as one of her greatest and most original works, it conveys the rhythms of life in synchrony with the cycle of nature and the passage of time. Six children - Bernard, Susan, Rhoda, Neville, Jinny and Louis - meet in a garden close to the sea, their voices sounding over the constant echo of the waves that roll back and forth from the shore. The subsequent continuity of these six main characters, as they develop from childhood to maturity and follow different passions and ambitions, is interspersed with interludes from the timeless and unifying chorus of nature

In pure stream-of-consciousness style, Woolf presents a cross-section of multiple yet parallel lives, each marked by the disintegrating force of a mutual tragedy. The Waves is her searching exploration of individual and collective identity, and the observations and emotions of life, from the simplicity and surging optimism of youth to the vacancy and despair of middle-age.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Lord of Light

Roger Zelazny
Lord of Light
1967

Imagine a distant world where gods walk as men, but wield vast and hidden powers. Here they have made the stage on which they build a subtle pattern of alliance, love, and deadly enmity. Are they truly immortal? Who are these gods who rule the destiny of a teeming world? Their names include Brahma, Kali, Krishna and also he who was called Buddha, the Lord of Light, but who now prefers to be known simply as Sam. The gradual unfolding of the story - how the colonization of another planet became a re-enactment of Eastern mythology - is one of the great imaginative feats of modern science fiction.

O Senhor da LuzRoger Zelazny
Editora: Europa-América

Os seus seguidores chamavam-lhe Mahasamatman e diziam que era um deus. Ele, porém, preferia deixar de lado «Maha» e «atman» e intitulava-se Sam.
Nunca pretendeu ser um deus, mas também nunca o negou…
A acção decorre muito depois da morte da Terra; um punhado de homens num planeta colonizado alcançou o domínio da tecnologia. Com ela, adquiriram a imortalidade e poderes divinos e governam o seu mundo como os deuses do panteão hindu.
Kali, Deusa da Destruição; Yama, Senhor da Morte; Krishna, Deus da Luxúria. Aquele que foi Siddhartha e é agora Mahasamatman, Subjugador dos Demónios, Senhor da Luz, luta contra todos eles.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deliciosa Leitura Fantástica (6)

Ele é um mudador de pele. Muda a sua pele: às vezes é um enorme urso preto, outras é um grande e forte homem de cabelo preto, enormes braços e grande barba. Há quem diga que ele é um urso descendente dos grandes e antigos ursos das montanhas, que lá viveram antes da chegada dos gigantes. Outros dizem que é um homem descendente dos primeiros homens que viveram antes de Smaug ou de os outros dragões virem para esta parte do mundo, e antes de os gnomos virem do Norte para os montes. 

J. R. R. Tolkien, O Hobbit