domingo, 8 de janeiro de 2017

The Handmaid's Tale

Séries Fantásticas



The Handmaid's Tale é uma série de ficção especulativa baseada do livro homónimo de Margaret Atwood publicado em 1985, uma produção do canal Hulu que chega este ano ao pequeno ecrã. Trata-se de uma das séries mais aguardadas deste ano, pois este romance distópico passa-se num futuro próximo, em New England, onde uma regime totalitário teocrático derrubou o governo democrático dos Estados Unidos, instalando um regime de divisão social, onde cada membro da sociedade ocupa um lugar fixo desempenhando uma função específica. A história é contada por Offred que pertence à classe das servas, cuja função é procriar para um dos casais mais importantes da sociedade. 

O romance de Margaret Atwood venceu o Governor General's Award de 1985 e o primeiro Arthur C. Clarke Award em 1987. Foi ainda nomeado para o Nebula em 1986, para o Booker Prize em 1986, e para o Prometheus Award de 1987. Já foi adaptado ao cinema em 1990 com o mesmo título do livro, para rádio, para ópera e para ballet. O livro tem desempenhado alguma importância para a literatura feminista, contudo, embora Atwood conceda que algum do conteúdo do romance seja feminista, defende que este é mais "a study of power, and how it operates and how it deforms or shapes the people who are living within that kind of regime". Em Portugal existem duas traduções da obra de Margaret Atwood: Crónica de uma Serva da Europa-América de 1988 e A História de uma Serva da Bertrand de 2013.

A série conta com Elisabeth Moss (Offred), Samira Wiley (Moira), Joseph Fiennes (Commander Fred Waterford), Yvonne Strahovski (Serena Joy Waterford), Max Minghella (Nick), Ann Dowd (Aunt Lydia), Madeline Brewer (Janine), O. T. Fagbenle (Luke) e Alexis Bledel (Ofglen) no elenco e chega ao pequeno ecrã a 26 de Abril de 2016 no canal Hulu.

Sem comentários:

Enviar um comentário