terça-feira, 1 de outubro de 2013

Jane Eyre

Charllote Brontë
Jane Eyre
1847
Jane Eyre is one of the great romantic heroines of world literature.

Orphaned into cold charity at the hands of her rich cousins and, later, at Lowood School, Jane escapes to take a position as governess to the young ward of Mr. Rochester. Their love affair, Jane's discovery of Rochester's secret - hideously concealed in the attic of Thornfield Hall - and her desperateflight are told in a drama of passionate intensity whose pace never slackens.

Jane Eyre is a love story with a happy ending, rare in its time for its sumpathetic portrayal of the love of a married man for another woman. It is, as Thackeray said, "The masterwork of a great genious".

Em Português:
Título: A Paixão de Jane Eyre
Editora: Europa-América
Tradução: Mécia e João Gaspar
Colecção: Clássicos
Ano: 2011
A Paixão de Jane Eyre, publicada pela primeira vez em 1847, atraiu de imediato a atenção do público da época e dividiu a crítica. Habituada às heroínas de Jane Austen, que pareciam conhecer exactamente o seu lugar no meio social, a sociedade britânica sentiu-se desconfortável com o personagem feminino criado por Charlotte Brontë: embora as acções de Jane observem o código convencional de comportamento feminino, deixam transparecer também uma poderosa declaração de independência das mulheres.
A Paixão de Jane Eyre é a história de uma órfã que vive com a sua desagradável tia e os seus nada atractivos primos. Mais tarde, colocada num asilo, Jane começa a desenvolver um espírito independente para a época e aprende que a melhor maneira de conservar o respeito próprio na adversidade é manter o autocontrolo. Esta aprendizagem servir-lhe-á para toda a vida e permitir-lhe-á repudiar noivos, ser auto-suficiente, mudar de identidade e encontrar um seu igual a nível intelectual e sexual.

Sem comentários:

Enviar um comentário