quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Viciada em Sookie Stackhouse


Descobri uma personagem apaixonante que me tem roubado horas de sono e que tanto me tem agradado. A protagonista dos livros de vampiros de Charlaine Harris, Sookie Stackhouse, é tudo menos normal. A sua força, determinação, assim como a sua capacidade única para ler as mentes das pessoas, destacam-na de todos os outros humanos e levam-na para um mundo de aventuras entusiasmante, no qual ela convive com o sobrenatural de uma forma quase natural, aceitando com espontaneidade o que qualquer humano acharia no mínimo bizarro. Afinal de contas ela é linda, desejável, uma caixinha de surpresas e, acima de tudo, muito mais do que uma simples empregada de mesa num bar normal.

Eu sei que é só mais uma história sobre vampiros e que o tema está demasiado saturado desde a loucura à volta dos livros de Stephenie Meyer, cujos filmes baseados nos seus livros têm causado a histeria a nível mundial. Mas pode-se dizer que estes livros de mistério são ligeiramente diferentes, bastante interessantes e sem dúvida muito mais adultos. Aliás, acho que é a lascívia e o sangue que envolve Sookie num mundo completamente diferente em primeiro lugar. O facto de ela ser uma “anormal” para os comuns humanos e “interessante e desejável” para o mundo sobrenatural é que prende o leitor. É também a forma como a história se desenvolve e nos prende aos pequenos mistérios que vão surgindo na vida de Sookie que torna tudo excitante e estimulante e faz com que o leitor devore os livros para saber como acaba mais uma aventura desta invulgar telepata.
Charlaine Harris, a autora americana, vencedora de vários prémios pelas suas histórias de mistério, nasceu em 1951 e é membro da “Mystery Writers of America” e da “American Crime Writers League”. É também membro da “Sisters in Crime” e vai alternando a presidência da “Arkansas Mystery Writers Alliance” com Joan Hess. Pessoalmente, Harris é casada e tem três filhos. As suas principais séries de livros têm como protagonistas personagens femininas que se envolvem e resolvem mistérios, que são os seguintes: “Aurora Teagarden Series”; Lily Bard (Shakespeare) Series” e “Harper Connely Series”, para além de “Sookie Stackhouse (Southern Vampire) Series”.
As histórias e aventuras de Sookie já foram adaptadas para a televisão na famosa série da HBO True Blood, por Allan Ball, conhecido pelo seu trabalho pela excelente série Six Feet Under. No entanto, a série que tem sido nomeada para vários prémios e aplaudida pela crítica, deixa muito a desejar. Se por um lado se mantém fiel ao que de essencial acontece nos livros, por outro faz pequenas alterações que tiram algo à história, que faz com que o leitor se revolte porque estão a fazer alguma coisa de diferente daquilo a que o autor nos descreveu e que nos prendeu à história.
Mais uma vez nos deparamos com as dificuldades que existem em adaptar livros a séries de televisão e mesmo ao cinema. Aquilo que nós imaginamos ao ler um livro é diferente, e ao mesmo tempo, igual para todos. De uma forma, todos lemos a mesma descrição e as mesmas características que um autor dá e descreve ao leitor, mas as nossas capacidades para interiorizar e imaginar as sensações que são descritas, são apreendidas de maneira diferente. Para não falar no enorme prazer que um livro pode causar a um leitor que fica maravilhado com os pormenores e descrições que são conferidos às personagens, aos cenários e aos sentimentos expostos pelos autores. É muito mais fácil escrever um guião que deve ser adaptado directamente para a televisão e para o cinema, do que adaptar uma história que foi contada num livro extenso e cheio de pequenas delícias que nos transportam para um mundo que é e deve ser visto de maneira diferente pelos leitores. A diferença entre ler e imaginar e o ‘ver’ é totalmente abismal. Por muito que se possa dizer que um autor faz a sua história e a conta como quer e deseja ou conforme a imaginou, é o leitor que lhe atribui um sentido e que a interpreta, cada um de maneira diferente, apesar do sentido duplo, ou não, que o autor lhe atribuiu.  
Aqui estão os títulos em inglês (tenho lido todos os livros em inglês, porque são mais baratos) da colecção da ACE – Fantasy/Mystery, que é publicada pelo The Berkley Publishing Groups, uma divisão da Penguin Group, que tenho lido e que aconselho a quem gosta de mistérios e se interessa pelo mundo sobrenatural:

A Sookie Stackhouse Series
Dead Until Dark
Living Dead In Dallas
Club Dead
Dead To The World
Dead As A Doornail
Definitely Dead
All Together Dead
From Dead To Worse
Dead And Gone
A Touch of Dead
Dead In Ihe Family
Dead Reckoning

Sem comentários:

Enviar um comentário