quarta-feira, 30 de maio de 2012

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

Teve lugar a terceira edição do Clube de Leitura Bertrand do Fantástico moderado por Rogério Ribeiro. Confesso que foi o mais interessante até agora. O livro da sessão de 4 de Maio foi O Feiticeiro e a Sombra da escritora americana Ursula Le Guin, que faz parte do Ciclo Terramar com um total de cinco livros e ainda um livro de contos sobre aquele mundo. A convidada foi Maria Rosário Monteiro (professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), que para além de falar do Ciclo Terramar, falou ainda do seu livro A Simbólica do Espaço em O Senhor dos Anéis de J. R R. Tolkien, publicado pela Editora Livros de Areia.
Conhecedora exímia das obras em questão, Maria do Rosário Monteiro falou de cada uma das quatro primeiras histórias do Ciclo Terramar (O Feiticeiro e a Sombra, Os Túmulos de Atuan, A Praia Mais Longínqua e Tehanu - O Nome da Estrela), da evolução da história e das personagens e dos temas abordados por Le Guin neste mundo, e ainda, das comparações/paralelos/diferenças de outras obras, assim como da folosofia abordada, dos mitos e do tema constante de uma viagem  de ida e volta (característica dos livros de aventuras, mas que foi construído e abordado de forma mais séria e filosófica neste ciclo) ou da primeira heroína feminima em fantasia (quando não havia nenhuma referência do género). E foi interessante a cornversa que se proporcionou com os comentários do público que Maria do Rosário completou com a sua experiência e opinião.
A maior execialista de Tolkien no nosso país, que inclusive, teve a oportunidade de fazer uma tese sobre a obra do autor J. R. R. Tolkien e posteriormente publicou este livro A  Simbólica do Espaço em O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, falou do autor e da sua obra mais conhecida O Senhos dos Anéis, mencionou a sua carreira como professor ao longo de 30 anos em Oxford e do tempo que levou a pensar, construir, emendar, criar e completar uma obra tão extensa e detalhada como forma de escapismo ao trabalho mais entediante de professor que tem de corrigir provas.
Depois de esta conversa agradável e interessante, realizou-se mais um jantar da Tertúlia Noite Fantástica.

Sem comentários:

Enviar um comentário