quarta-feira, 30 de maio de 2012

George R. R. Martin esteve em Portugal

George R. R. Martin esteve três dias em Portugal em Abril

Foi em Abril (sim, já estou um pouco atrasada), mas não podia deixar de comentar a passagem de um dos mais famosos escritores de fantasia da actualidade pelo nosso país. George R. R. Martin esteve em Portugal pela segunda vez durante três dias em pontos diferentes para o lançamento de uma colectânea de contos: O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias; a apresentação do primeiro episódio da Segunda Série de A Guerra dos Tronos e para uma sessão de autógrafos no Norte Shoping. 
A editora Saída de Emergência organizou uma sessão de autógrafos no Teatro Villaret com sala cheia e muita gente de pé, com o lançamento e apresentação de uma colectânea de contos do autor, O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias, uma seguida de uma sessão de perguntas e respostas e autógrafos no fim. Martin falou um pouco de todos os contos, começando pelo conto principal, O Cavaleiro de Westeros, que faz parte do mundo de Westeros cem anos antes dos acontecimentos que estão a acontecer em As Crónicas do Fogo e do Gelo. Na entrada, Martin  recebeu uma grande ovação do público e a sessão de perguntas e respostas foi bastante interessante (salvo algumas perguntas). Esta colectânea de contos remonta às origens, quando Martin começou a escrever contos de Ficção Científica e de Horror. Martin escrevia muita Ficção Científica no início da carreira, inspirava-se em canções dos anos 70. Explicou que tem sempre uma voz na série A Guerra dos Tronos e que escreve um episódio por temporada (sabemos que foi ele que escreveu o episódio da Batalha de Blackwater que tem lugar durante esta Segunda Temporada da série da HBO), revelou que a sua personagem preferida é Tyron (apesar de ele poder morrer, não está salvo só por ser a sua persoanagem preferida) e disse ainda que pretende escrever um quarto conto de O Cavaleiro de Westeros (uma vez que já existem três). Revelou quais são alguns dos seus escritores preferidos, como Jack Vance, Roger Zelazny, Robert Heinlein e J. R. R. Tolkien (falou da importância e impacto que O Senhor dos Anéis teve) e aconselhou os possíveis futuros escritores a lerem muito, muito muito.
No segundo dia, foi organizado um evento pelo SyFy que consistiu na apresentação do primeiro episódio da Segunda Temporada de A Guerra dos Tronos (actualmente a ser transmitida no Canal SyFy) e mais uma pequena sessão de perguntas e respostas, na qual Martin confirmou a terceira temporada de A Guerra dos Tronos, falou sobre os dez anos que trabalhou em Hollywood e das filmagens da série, do casting e de quão difícil foi escolher algumas personagens, principalmente as crianças, ou que o actor Peter Dinklage foi escolha única (que inclusive tem ganho vários prémios devido ao seu excelente desempenho) e ainda de Varys, cujo actor encaixou na personagem perfeitamente. Contou que a mitologia e geografia de Westeros vão sendo criadas conforme vai escrevendo, que o Red Wedding foi a cena mais difícil que escreveu até hoje, explicou que tenta apresentar a sociedade e reflectir sobre a mesma e sobre as mulheres fortes que tentam sobreviver numa sociedade que não dá igualdade às mulheres referindo alguns casos reais como Joana D'Arc, Isabel de Espanha ou Isabel I de Inglaterra. Revelou ainda que o próximo livro Winds of Winter, começa com a batalha de Mereen (ficamos a aguradar quatro anos...).
E no terceiro dia segiu para o Norte do país, onde também deu muitos autógrafos no NorteShoping.
Confesso que gostei mais da apresentação do  primeiro dia e, apesar da espera, consegui um autógrafo. Resta agora ler os contos e esperar com grande expectativa pelo conto The She Wolfs of Winterfell, que saírá, certamente, antes do livro Winds of Winter, daqui a cerca de quatro anos, tendo em consideração que Martin escreve os seus livros com cinco anos de intervalo. Resta dizer, Martin, por favor, escreva o mais rápido possível!



Blogue de Martin: Not A Blog
Reportagem da SIC: Entrevista Televisiva
Editora: Saída de Emergência
Canal SyFy: SyFy
O site Westeros: www.westeros.org

Sem comentários:

Enviar um comentário