segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Diabo Enamorado

Jacques Cazotte
O Diabo Enamorado
1772

Será possível que o próprio Diabo fique enamorado? Por que artifícios engenhosos, ou de que forma tentadora seduzirá a sua presa? 

Escrito em 1772, O Diabo Enamorado, encontra-se no cruzamento de duas tradições romanescas: o romance de aprendizagem e o conto fantástico. É a esta obra, que Jacques Cazotte deve o seu nome, apoiado por Gérard Nerval que empresta o seu sentido de alegoria e a sinceridade do seu misticismo. Inspirado pelo Iluminismo, esta nova iniciativa oferece uma visão da condição humana, os esforços do homem para escolher livremente o seu caminho entre o Bem e o Mal. 

O jovem Alvare, decide convocar o Diabo na presença de dois amigos. O Diabo aparece, primeiro na forma de um camelo, depois na forma de um épagneul e, por último, sob o disfarce da graciosa Biondetta, cujos serviços Alvare aceita, enquanto tenta resistir às suas seduções e provocações. *

O Diabo Enamorado junta dois géneros: as tradições romanescas de amores sofridos e quase sempre impossíveis, ou, que pelo menos, têm um impedimento; e o conto fantástico que junta uma espécie de lição moral, mas principalmente que transmite a ideia que não se deve brincar com o Diabo. É talvez uma fábula negra do fantástico com nuances de romance, delírio e fascínio.

É inovador para a época em que foi escrito e talvez até chocante, não só pelo facto de o Diabo poder apaixonar-se, adquirir uma forma feninina de uma beleza e sensibilidade extraordinárias, mas também pela revelação grotesca que aparenta quando está na sua forma original, quando revela quem realmente é. E a forma como o protagonista reage a uma revelação que tinha visto no início da história quando 'invoca' o Diabo. Já devia saber melhor! Gosto particularmente de a lição ser aprendida de uma forma sobrenatural ilusória.

* Texto traduzido do francês

Sem comentários:

Enviar um comentário