quinta-feira, 30 de abril de 2015

Wentworth Miller

Momento Sexy (22)


Wentworth Miller ficou conhecido pelo seu papel em Prison Break (2005-2009) onde teve de ir para a prisão para salvar o irmão. Actualmente, aparece às vezes na série The Flash do canal CW, onde desempenha um dos vilões.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tomorrowland

Cinema Fantástico


Realizador: Brad Bird.
Com: George Clooney (Frank Walker), Thomas Robinson (jovem Frank Walker), Britt Robertson (Casey Newton), Hugh Laurie (David Nix), Raffrey Cassidy (Athena), Kathryn Hahn (Ursula), Tim McGraw (pai da Casey).
Estreia: 22 de Maio de 2015 nos E.U.A.
Portugal: 28 de Maio de 2015.

O terceiro trailer de Tomorrowland mostra uma sequência quase inteira no filme e faz-me pensar nos filmes de aventuras dos anos 80, mas com muito efeitos especiais e visuais. A Disney investiu 190 milhões de dólares  no filme e parece-me que é uma das suas grandes aposta deste ano, mas não sei irá recuperar o investimento feito. Embora conte com o George Clooney no elenco, a promoção do filme não tem sido muito grande, embora tenha aparecido em alguns sites, mas creio que o filme será para um público mais adulto e por isso não levará tanta gente ao cinema, ainda mais no mês em que estreia o segundo filme dos Avengers. Contudo, é uma produção da Disney, vamos lá ver como correrá nas bilheteiras de todo o mundo.

domingo, 26 de abril de 2015

Deliciosa Leitura Fantástica (66)

Denial is a stage she goes through very quickly indeed, because her reason strikes down the demeaning, treacherous thought as quickly as it rises. There’s no point in denying the truth when the truth is self-evident. There’s no point in denying the truth even if you have to wade through thorn thickets and minefields to get to it. The truth is the truth, the only prize worth having. If you deny it, you’re only showing that you’re unworthy of it.

The Girl With All the Gift, M. R. Carey

sábado, 25 de abril de 2015

Evan Rachel Wood

Momento Sexy (21)




Absolutamente linda e talentosa, é provavelmente uma das melhores actrizes da sua geração, mas escolhe sempre papéis mais secundários ou em séries e filmes mais alternativos. Lembro-me dela bastante novinha na série Once and Again (1999-2002), mas ficou mais conhecida pelo extraordinário desempenho em Thirteen (2003), que lhe valeu uma nomeação para o Golden Globe e pela sua relação com o cantor Marilyn Manson. Mais recentemente entrou em True Blood e na minissérie Mildred Pierce, ambas da HBO.

O Prazer da Leitura (66)

It’s what we chase but never find. It is the mystery of our lives, the understanding that even when we have everything we want it is one day to leave us. It’s the something unseen, the lurking devastation, the darkness that gives our lives dimension. 

Night Film, Marisha Pessl

terça-feira, 21 de abril de 2015

Come As You Are

As músicas da minha vida (47)

Nirvana
"Come As You Are"
Álbum: Nevermind
1992

Nem acredito que ainda não tinha colocado aqui músicas dos Nirvana. Lembro-me de ouvir o Best Of em loop sem parar, provavelmente já muito depois da maior parte da malta que gosta de Nirvana. "Come As You Are" é uma das suas músicas mais conhecidas da banda e faz parte do álbum Nevermind de 1992. O vídeo foi realizado por Kevin Kerslake e inspirou a arte da capa do álbum.



Come As You Are

Come as you are, as you were
As I want you to be
As a friend, as a friend
As an known enemy

Take your time, hurry up
The choice is yours, don't be late
Take a rest as a friend
As an old

Memoria, memoria
Memoria, memoria

Come doused in mud, soaked in bleach
As I want you to be
As a trend, as a friend
As an old

Memoria, memoria
Memoria, memoria

And I swear that I don't have a gun
No I don't have a gun
No I don't have a gun

Memoria, memoria
Memoria, memoria
(No I don't have a gun)1

And I swear that I don't have a gun
No I don't have a gun
No I don't have a gun
No I don't have a gun
No I don't have a gun

Memoria, memoria

Cheerleader

Música do Dia

"Cheerleader" faz parte do terceiro álbum de St. Vincent, Strange Mercy de 2011. Esta música é uma das mais conhecidas de St. Vincent e este álbum um dos mais aclamados.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Creepy Horror (21)

Jurassic World

Cinema Fantástico


Mais um trailer de Jurassic World. Agora, a coisa já parece mais disparatada do que no outro trailer, mas enfim, tem dinossauros e o Chris Pratt (não que eu veja um filme só por um actor e aqui o factor principal seriam sempre os dinossauros), mas enfim, este é daqueles que irei ver só para ficar desiludida certamente. A estreia está marcada para 12 de Junho.

Batman v Superman: Dawn of Justice

Cinema Fantástico


Há tanta coisa a dizer sobre este trailer de Batman v Superman: Dawn of Justice, que nem sei por onde começar. Vou começar pela voz alterada do Batman (podem colocá-lo sempre com o capacete do Batman para não termos de ver as trombas do canastrão Affleck?), aquilo parece alterada digitalmente ou qualquer coisa. Deixa ver, parece que passou algum tempo desde os acontecimentos de Man of Steel, ouvimos várias vozes, incluindo a no novo Lex Luther, nos comentários de fundo, parece que o Bruce Wayne já não veste o fato do Batman há vários anos, mas sai da reforma para impedir o Superman de fazer qualquer coisa que não sabemos o que é. Eu até gosto do tom grimdark do trailer e do ambiente todo muito negro e solene à volta dos acontecimentos, mas vamos lá ver se o argumento se aguenta e se eu aguento ver o Ben Affleck a encarnar um dos meus super-heróis preferidos. O trailer saiu antes do esperado, mas mesmo assim já temos um trailer de dois minutos quase um ano antes da estreia do filme, cheira-me que até lá vamos ver o filme todo nos trailers que saírem. A estreia está prevista para 25 de Março de 2016.

Fantastic Four

Cinema Fantástico


O novo trailer do reboot de Fantastic Four já mostra como é que o quarteto fica com poderes e vemos o Doom, a personagem mais fantástica do mundo dos Fantastic Four! Sim, o Doom é dos meus vilões preferidos. Por mim até podiam trazer o actor que fez a personagem nos filmes anteriores, se o argumento deste for melhor do que os anteriores, ninguém ia reparar. Também podiam não ter contado tanto da história no novo trailer. Até agora estavam a fazer um bom trabalho na promoção do filme sem revelarem assim muito. Mas a imagem do Doom está muito boa visualmente. 

O filme conta com Miles Teller como Reed Richards/Mister Fantastic, com Kate Mara como Susan Storm/Invisible Woman, com Michael B. Jordan como Johnny Storm/Human Torch e com Jamie Bell como Ben Grimm/The Thing. O actor que fará de Doom/Victor Domashev é Toby Kebbell, que vimos em Dawn of the Planet of the Apes (2014). A estreia está marcada para 7 de Agosto de 2015.

domingo, 19 de abril de 2015

Deliciosa Leitura Fantástica (65)


Melanie thinks: when your dreams come true, your true has moved. You've already stopped being the person who had the dreams, so it feels more like a weird echo of something that already happened to you a long time ago.  
The Girl With All the Gift, M. R. Carey

sábado, 18 de abril de 2015

O Prazer da Leitura (65)


She told me her father taught her to live life way beyond the cusp of it, way out in the outer reaches where most people never had the guts to go, where you got hurt. Where there was unimaginable beauty and pain ... They were always reminding themselves to stop measuring life in coffee spoons, mornings and afternoons, to keep swimming way, way down to the bottom of the ocean to find where the mermaids sang, each to each. Where there was danger and beauty and light. Only the now.

Night Film, Marisha Pessl

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Imaginando FC (21)

The Messengers

Séries Fantásticas



The Messengers (The CW) 
1.ª Temporada 
Com: Shantel VanSanten (Vera Buckley), Jon Fletcher (Joshua Silburn), Sofia Black-D’Elia (Erin Calder), J. D. Pardo (Raul Garcia), Joel Courtney (Peter Moore), Anna Diop (Rose Arvale), Diogo Morgado (The Man), Craig Frank (Alan Harris). 
Estreia: 17 de Abril de 2015 nos E.U.A. 

A nova série do CW já foi adiada várias vezes, o que me leva a pensar que esta série não será grande coisa, mas não sejamos pessimistas. Aliás, o canal tem feito tantas paragens esta temporada nas séries que já estou um pouco chateada. Mas The Messengers vai finalmente estrear a 17 de Abril, uma Sexta-Feira, o único dia em que não passa qualquer das outras séries do canal, assim nem vai puxar os fãs das outras séries do canal para verem esta (provavelmente). Depois, a temática da série, o Apocalipse. Várias pessoas, que aparentemente não têm nada em comum, são marcadas por um objecto estranho para impedir o Apocalipse. O trailer também não é muito apelativo, mas vou ver, pelo menos o primeiro episódio, quanto mais não seja por o actor português Diogo Morgado fazer parte do elenco.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Bodyache

Música do Dia

"Bodyache" é o terceiro single do álbum Another Eternity do duo canadiano de música electrónica Purity Ring.

Superhero Fight Club

O vídeo junta os heróis e os vilões de Arrow e The Flash do canal CW. Eu gosto imenso dos "bons" que salvam o dia, mas vá lá, estes vilões são absolutamente fantásticos! Vale a pena ver esta malta na gaiola do fight club! Arrow e Flash, mais Arsenal, Black Canary e The Magician (é pena ele não dizer nada), mais Ra's Al Ghul, Captain Cold, Heat Wave, Firestorm e o Atom, que chega atrasado à festa. O vídeo está espectacular!

domingo, 12 de abril de 2015

Deliciosa Leitura Fantástica (64)

And then like Pandora, opening the great big box of the world and not being afraid, not even caring whether what’s inside is good or bad. Because it’s both. Everything is always both. But you have to open it to find that out.

The Girl With All The Gifts, M.R. Carey

sábado, 11 de abril de 2015

O Prazer da Leitura (64)

I hate how the people who really get you are the ones you can never hold on to for very long. And the ones who don’t understand you at all stick around.

Night Film, Marisha Pessl

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Arthur C. Clarke Award

Shortlist de 2015 

O prémio Arthur C. Clarke escolhe o melhor romance de ficção científica publicado no ano anterior. A shortlist anunciada contém seis livros de autores e autoras de várias nacionalidades  que têm sido bastante aclamados nos vários sites dedicados ao fantástico em geral e à ficção científica em particular.

The Girl With All The Gifts de M.R. Carey, tem sido um dos mais falados e parece que vai ser adaptado ao cinema. É sobre zombies, com vários pontos de vista, num mundo futuro em que a maior parte da população foi infectada com uma bactéria que tornou a maior parte das pessoas numa espécie que zombies, os “hungries”. The Book Of Strange New Things de Michel Faber é sobre um missionário que viaja para um planeta muito longínquo. Depois da publicação do livro, o autor anunciou que este seria o seu último romance. Europe in Autumn de Dave Hutchinson, que tem sido aclamado pela crítica, é sobre uma Europa dividida muna miríade de pequenos estados (este será uma das próximas leituras). Memory of Water é da escritora finlandesa Emmi Itäranta que também traduziu o livro para a língua inglesa. Num futuro distante, o que foi uma vez a Europa, é agora governada pela China e o segredo sobre onde se pode encontrar nascentes é confiado a uma rapariga de dezassete anos, algo que a pode colocar em perigo. The Fist Fifteen Lives of Harry August de Claire North também tem tido boas críticas. É sobre um homem que revive a sua vida várias vezes. Station Eleven da canadiana Emily St. John Mandel também tem merecido destaque me vários sites é sobre um mundo em que uma pandemia de gripe quase dizimou a população mundial.

De todas as listas que têm saído com as nomeações e algumas já com vencedores, confesso que esta shortlist foi a que me deixou mais curiosa até agora. Já estou a ler um destes livros e certamente que vou ler mais alguns títulos desta lista. O vencedor será anunciado a 6 de Maio numa cerimónia exclusiva da Foyles Bookshop em Londres.


The Girl With All The Gifts, M.R. Carey (Orbit)
The Book Of Strange New Things, Michel Faber (Canongate)
Europe In Autumn, Dave Hutchinson (Solaris)
Memory Of Water, Emmi Itäranta (HarperVoyager)
The First Fifteen Lives Of Harry August, Claire North (Orbit)
Station Eleven, Emily St John Mandel (Picador)

Deslumbrante Fantasia (21)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Game of Thrones


Séries Fantásticas


Game of Thrones (HBO) 
5.ª Temporada 
Com: Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Emilia Clarke (Queen Daenerys Targaryen), Lena Headey (Queen Regent Cersei Lannister), Aiden Gillen (Lord Petyr “Littlefinger” Baelish), Nikolaj Coster-Waldau (Sir, Jaime Lannister), Natalie Dormer (Lady Mergaery Tyrell), Stephen Dillane (King Stannis Baratheon), Liam Cunningha, (Ser Davos Seaworth), Carice van Houten (Melisandre), John Bradley-West (Samwell Tarly), Maisie Williams (Arya Stark), Sophie Turner (Sansa Stark), Alfie Allen (Theon Greyjoy “Reek”). 
Estreia: 12 de Abril de 2015 nos E.U.A. 
Portugal: 13 de Abril de 2015 no SyFy.

A série favorita do grande público e que trouxe a fantasia épica para a ribalta na televisão está de volta para a quinta temporada. A grande novidade em Game of Thrones é que vamos finalmente até Dorne, a parte de Westeros que ainda não tinha sido visitada na série. Para além disso vamos começar a ver o desenrolar de algumas partes na história que o autor George R.R. Martin ainda não escreveu nos livros (o próximo volume da série A Song of Ice and Fire, Winds of Winter só deve sair em 2016 se tivermos sorte) o que me leva a pensar seriamente se devo ver a série ou não, uma vez que normalmente prefiro ler os livros antes de ver as adaptações. Contudo, há parte que estou com muita curiosidade para ver, nomeada mente uma cena que diz respeito à Cersei e uma outra cena que diz respeito ao Jon Snow e o desenrolar de alguns acontecimentos no Norte, e ainda uma parte da Daenerys, embora a coisa no livro se torne um pouco secante, vais ser giro um dos dragões em acção (claro, partindo do principio que vão seguir esses acontecimentos como no livro). Também já sabemos que algumas das personagens habituais não vão ser vistas nesta quinta temporada, como é o caso de Bran Stark, cuja história avançou demasiado na quarta temporada. Para quem é fã da série é aproveitar o seu regresso, para quem é fã dos livros ainda vai ter de roer muito as unhas à espera do próximo volume.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Hold Back The River

Música do Dia

"Hold Back The River" é o segundo single do álbum Chaos and the Calm de 2015 de James Bay. A música está a fazer sucesso e já passa nas rádios nacionais.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Avengers: Age of Ultron

Cinema Fantástico

 







Oh, aquele momento em que o trailer começa a passar no Facebook e eu não consigo parar de ver! Já falta menos de um mês, mas só quero é ver o resultado final de um dos filmes mais esperados do ano no cinema. As cenas da Black Widow são sempre tão boas! E o Captain America é que é supostamente o líder dos Avengers, que já têm um edifício só para eles. Muita porrada e o momento em que a Scarlet Witch e o Quicksilver se tornam Avengers? Avengers: Age of Ultron estreia em Portugal a 29 de Abril.

Anicomics Lisboa 2015

O FESTIVAL DE TODA A CULTURA POP!


A 6ª. Edução do Anicomics de Lisboa acontece já no proximo fim-de-semana, nos dias 11 e 12 de Abril, novamente na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. O festival, que é organizado pela Kingpin Books, promove várias actividades, sendo o Cosplay a parte essencial do evento, mas também promete muita BD, aminação, workshops e ainda várias actividades ao longos dos dois dias. A Kingpin Books conta ainda com a participação de mais duas lojas profissionais, a Casa da BD e a The Twin Guns. Para mais informações: Facebook do Anicomics.

Programa da 6ª. Edição do AniComics Lisboa:

SÁBADO, 11 de Abril

10h30 Abertura

Auditório

11h00 Quiz
12h30 Kirankana

14h30: Lançamento do álbum “Casulo”, com o argumentista André Oliveira e vários artistas.

15h00: Antevisão do ano editorial da Kingpin Books, com a apresentação dos livros “Vil: Fado do Assassino” (André Oliveira/Xico Santos), “Kong The King” (Osvaldo Medina), “Fósseis das Almas Belas” (Mário Freitas/Sérgio Marques) e “Solomon: Deluxe Edition” (Carlos Pedro), com a presença dos autores.

16h00: Actuação das BB5 (Dança J-Pop)

16h30: 1ª Meia-Final do Concurso de Cosplay

17h45: Actuação das Mirai No Yume (Dança J-Pop)

18h00: 2ª Meia-Final do Concurso de Cosplay

19h15: Anúncio dos Finalistas do Concurso de Cosplay, seguido de AFTER-PARTY no palco.

Piso 0 da Biblioteca

Sala Multiusos


11h30: Workshop de Cosplay: “Underneath The Costume”, com Maria João Forte (duas horas)
14h00: Workshop de Cosplay Geral com Leonor Grácias (duas horas)

Piso 2 da Biblioteca

11h30: Workshop de BD e ilustração, com Osvaldo Medina (Melhor Desenho Nacional PNBD Amadora 2013 e Desenhador do Ano PPBD 2014, com “Super Pig: Roleta Nipónica”)
14h00: Workshop de Japonês, com Ana Rufino
16h00: Sessões de autógrafos, com autores a anunciar.

DOMINGO, 12 de Abril

10h30: Abertura

Auditório

11h00 Concurso de Karaoke
12h15 Concurso de AMVs

14h00 Painel Especial de Dobradores

15h15 Painel - A febre dos Funko POP: caminhos cruzados da cultura POP, da BD à animação, cinema e TV, com Mário Freitas, Filipe Jesus e Cristiano Viola

16h00 Eliminatória Portuguesa do EUROCosplay

16h30 Actuação das Animyu

16h45 Final do Concurso de Cosplay

17h30 Show de Cosplay, com alguns dos principais cosplayers portugueses

18h30 Cerimónia de entrega de prémios do EuroCosplay e do Concurso de Cosplay

19h00 After-Party de encerramento do evento, no palco

Piso 0 da Biblioteca

Sala Multiusos

11h30: Workshop de Cosplay: Materiais Recicláveis, com Raúl Batista (duas horas)
14h00: Workshop de Cosplay: Perucas com Catarina Brás e Inês Oliveira (duas horas)

Piso 2 da Biblioteca

14h00: Workshop de Japonês, com Ana Rufino

ACTIVIDADES PERMANENTES

Pátio

Zona Comercial (Kingpin Books) e de convívio
Projecção audiovisual dos espectáculos do Auditório

Foyer do Auditório
Bar (BubbleLove TeaShop e Spawn Point Gaming Lounge)
Associação Portuguesa de Cosplay
Projecção audiovisual dos espectáculos do Auditório

Piso 0 da Biblioteca
Galerias

Exposição de originais de BD de Carlos Pedro (Elephant Men e Solomon), Osvaldo Medina (Kong The King), Sérgio Marques (Fósseis das Almas Belas) e dos artistas da antologia “Casulo” (sob argumento de André Oliveira).
Exposição de figuras Funko Pop.
Artist's Alley
Projecção audiovisual dos espectáculos no Auditório

Sala de leitura
Zona Comercial: Casa da BD, Twin Guns e Stands Não-Profisisonais
Projecção audiovisual dos espectáculos no Auditório

Piso 1 da Biblioteca
Gaming Zone

Video games (torneios e demonstrações com a Spawn Point Gaming Lounge e a Nintendo)
Card games (torneios e demonstrações com a TCG Empire)
Board games (torneios e demonstrações com a Spawn Point Gaming Lounge)

Séries - Estreias e Regressos

O mês de Abril trás algumas estreias, mas também vários regressos. Entre os regressos está a estreia da tão aguardada quinta temporada de Game of Thrones, o regresso da segunda parte da primeira temporada de Outlander e a segunda parte da sétima temporada de Mad Men, que chega ao final este ano. Salem regressa para uma segunda temporada, Orphan Black para uma terceira temporada e Lost Girl chega com a sua quinta e última temporada. Nas estreias, destaque para American Odyssey no canal NBC, Wolf Hall (que já tinha passado na BBC Two) no canal PBS, The Messengers no canal CW e o também muito aguardado Daredevil no canal Netflix, cuja temporada estreia toda no mesmo dia.

Olympus (Super Channel)
1ª Temporada
Quinta, 2 de Abril de 2015

Outlander (Starz)
2ª parte da 1ª temporada
Sábado, 4 de Abril de 2015

A. D. (NBC)
ESTREIA
Domingo, 5 de Abril de 2015

American Odyssey (NBC)
ESTREIA
Domingo, 5 de Abril de 2015

The Lizzie Borden Chronicles (Lifetime)
ESTREIA
Domingo, 5 de Abril de 2015

Mad Men (AMC)
2ª parte da 7ª Temporada
Domingo, 5 de Abril de 2015

Salem (WGN America)
2ª Temporada
Domingo, 5 de Abril de 2015

Wolf Hall (BBC Two)
1ª Temporada
Domingo, 5 de Abril de 2015 no PBS

Louie (FX)
5ª Temporada
Quinta, 9 de Abril de 2015

The Comedians (FX)
ESTREIA
Quinta, 9 de Abril de 2015

Daredevil (Netflix)
ESTREIA
Sexta, 10 de Abril de 2015

Game of Thrones (HBO)
5ª Temporada
Domingo, 12 de Abril de 2015

Veep (HBO)
4ª Temporada
Domingo, 12 de Abril de 2015

Silicon Valley (HBO)
2ª Temporada
Domingo, 12 de Abril de 2015

Nurse Jackie (Showtime)
7ª Temporada
Domingo, 12 de Abril de 2015

TURN: Washington's Spies (AMC)
2ª Temporada
Segunda, 13 de Abril de 2015

The Messengers (The CW)
ESTREIA
Sexta, 17 de Abril de 2015

Lost Girl (Showcase)
5ª Temporada
Sexta, 17 de Abril de 2015 no SyFy

Bitten (Space)
2ª Temporada
Sexta, 17 de Abril de 2015 no SyFy

Orphan Black (Space)
3ª Temporada
Sábado, 18 de Abril de 2015 na BBC America

Happyish (Showtime)
ESTREIA
Domingo, 26 de Abril de 2015

Ripper Street (BBC One)
3ª Temporada
Quarta, 29 de Abril de 2015 na BBC America

BSFA Awards

Vencedores 2015


Os vencedores dos BSFA Awards foram anunciados na cerimónia da 66ª. Eastercon Dysprosium em Heathrow a 5 de Abril de 2015. Ann Leckie venceu a categoria de melhor romance com Ancillary Sword, o segundo livro de uma trilogia que termina de ser publicada para o ano.


Best Novel
Ancillary Sword by Ann Leckie (Orbit)

Best Short Fiction
“The Honey Trap” by Ruth E. J. Booth, La Femme (Newcon Press)

Best Non-Fiction
Science Fiction and Fantasy Writers and the First World War by Edward James

Best Art
“The Wasp Factory” after Iain Banks by Tessa Farmer

James Tiptree Jr. Award

Vencedores 2014

O James Tiptree, Jr. Award é um prémio literário anual que "is presented annually to a work of science fiction or fantasy that explores and expands gender roles. The award seeks out work that is thought-provoking, imaginative, and perhaps even infuriating. It is intended to reward those writers who are bold enough to contemplate shifts and changes in gender roles, a fundamental aspect of any society". O nome do prémio foi dado em homenagem à escritora Alice B. Sheldon, que escreveu sob o pseudónimo James Tiptree, Jr. durante muitos anos antes de revelar a sua identidade e o seu verdadeiro nome. 

O conselho do prémio literário James Tiptree, Jr. anunciou as vencedoras e a lista de honra relativa ao ano de 2014:

 
Jo Walton’s My Real Children is a richly textured examination of two lives lived by the same woman. This moving, thought-provoking novel deals with how differing global and personal circumstances change our view of sexuality and gender. The person herself changes, along with her society. Those changes influence and are influenced by her opportunities in life and how she is treated by intimate partners, family members, and society at large. The alternate universe trope allows Walton to demonstrate that changes in perceptions regarding gender and sexuality aren’t inevitable or determined by a gradual enlightenment of the species, but must be struggled for. My Real Children is important for the way it demonstrates how things could have been otherwise — and might still be.

Monica Byrne’s The Girl in the Road is a painful, challenging, glorious novel about murder, quests, self-delusion, and a stunning science-fictional big idea: What would it be like to walk the length of a few-meter-wide wave generator stretching across the open sea from India to Africa, with only what you can carry on your back? With profound compassion and insight, the novel tackles relationships between gender and culture and between gender and violence. It provides a nuanced portrait of violence against women, in a variety of forms, and violence perpetrated by women. Through the eyes of two narrators linked by a single act of violence, the reader is brought to confront shifting ideas of gender, class, and human agency and dignity.
 

A lista de honra:
Jennifer Marie Brissett, Elysium (Aqueduct Press 2014)
Seth Chambers, “In Her Eyes” (Fantasy & Science Fiction, January/February 2014)
Kim Curran, “A Woman Out of Time” (Irregularity, editado por Jared Shurin, Jurassic London 2014)
Emmi Itäranta, Memory of Water (Harper Voyager 2014) (publicado em finlandês como Teemestarin kirja, Teos 2012)
Jacqueline Koyanagi, Ascension (Masque Books 2013)
Alisa Krasnostein e Julia Rios, editores, Kaleidoscope (Twelfth Planet Press 2014)
Pat MacEwen, “The Lightness of the Movement”(Fantasy & Science Fiction, April/May 2014)
Nnedi Okorafor, Lagoon (Hodder & Stoughton, 2014)
Nghi Vo, “Neither Witch nor Fairy” (Long Hidden: Speculative Fiction from the Margins of History, editado por Rose Fox e Daniel José Older, Crossed Genres, 2014)
Aliya Whiteley, The Beauty (Unsung Stories 2014)

Fonte e mais informações: James Tiptree, Jr. Award

domingo, 5 de abril de 2015

Hugo Awards

Nomeações 2015


Já são conhecidos os nomeados para os Hugo Awards de 2015 em relação a publicações do ano anterior. Parece que que já uma grande polémica em volta das nomeações deste ano, mas a organização só poderá alterar as regras das nomeações no próximo ano. Os prémios serão entregues a 22 de Agosto de 2015 na Worldcon de Spokane em Washington. Abaixo, ficam os nomeados.

Melhor RomanceAncillary Sword, Ann Leckie (Orbit US; Orbit UK)
The Dark Between the Stars, Kevin J. Anderson (Tor Books)
The Goblin Emperor, Katherine Addison (Sarah Monette) (Tor Books)
Lines of Departure, Marko Kloos (47North)
Skin Game: A Novel of the Dresden Files, Jim Butcher (Roc Books)

Melhor Novella
Big Boys Don’t Cry, Tom Kratman (Castalia House)
“Flow”, Arlan Andrews, Sr. (Analog, Nov 2014)
One Bright Star to Guide Them, John C. Wright (Castalia House)
“Pale Realms of Shade”, John C. Wright (The Book of Feasts & Seasons, Castalia House)
“The Plural of Helen of Troy”, John C. Wright (City Beyond Time: Tales of the Fall of Metachronopolis, Castalia House)

Melhor Novelette
“Ashes to Ashes, Dust to Dust, Earth to Alluvium”, Gray Rinehart (Orson Scott Card’s InterGalactic Medicine Show, May 2014)
“Championship B’tok”, Edward M Lerner (Analog, Sept 2014)
“The Journeyman: In the Stone House”, Michael F. Flynn (Analog, June 2014)
“The Triple Sun: A Golden Age Tale”, Rajnar Vajra (Analog, Jul/Aug 2014)
“Yes, Virginia, There is a Santa Claus”, John C. Wright (The Book of Feasts & Seasons, Castalia House)

Melhor Conto
“Goodnight Stars”, Annie Bellet (The End is Now (Apocalypse Triptych Book 2), Broad Reach Publishing)
“On A Spiritual Plain”, Lou Antonelli (Sci Phi Journal #2, Nov 2014)
“The Parliament of Beasts and Birds”, John C. Wright (The Book of Feasts & Seasons, Castalia House)
“Totaled”, Kary English (Galaxy’s Edge magazine, July 2014)
“Turncoat”, Steve Rzasa (Riding the Red Horse, Castalia House)

Melhor Trabalho Relacionado
“The Hot Equations: Thermodynamics and Military SF”, Ken Burnside (Riding the Red Horse, Castalia House)
Letters from Gardner, Lou Antonelli (The Merry Blacksmith Press)
Transhuman and Subhuman: Essays on Science Fiction and Awful Truth, John C. Wright (Castalia House)
“Why Science is Never Settled”, Tedd Roberts (Baen.com)
Wisdom from my Internet, Michael Z. Williamson (Patriarchy Press)

Melhor Novela Gráfica
Ms. Marvel Vol 1: No Normal, escrito por G. Willow Wilson, ilustrado por Adrian Alphona and Jake Wyatt, (Marvel Comics)
Rat Queens Volume 1: Sass and Sorcery, escrito por Kurtis J. Weibe, arte por Roc Upchurch (Image Comics)
Zombie Nation Book #2: Reduce Reuse Reanimate, Carter Reid (The Zombie Nation)
Saga, Volume 3, escrito por Brian K. Vaughan, ilustrado por Fiona Staples (Image Comics)
Sex Criminals, Vol. 1: One Weird Trick, escrito por Matt Fraction, arte por Chip Zdarsky (Image Comics)

Melhor Apresentação Dramática (Filme)
Captain America: The Winter Soldier, argumento de Christopher Markus e Stephen McFeely, conceito e história de Ed Brubaker, realizado por Anthony Russo and Joe Russo ((Marvel Entertainment, Perception, Sony Pictures Imageworks)
Edge of Tomorrow, argumento de Christopher McQuarrie, Jez Butterworth e John-Henry Butterworth, realizado por Doug Liman (Village Roadshow; RatPac-Dune Entertainment; 3 Arts Entertainment; Viz Productions)
Guardians of the Galaxy, escrito por James Gunn e Nicole Perlman, realizado por James Gunn (Marvel Studios, Moving Picture Company)
Interstellar, argumento de Jonathan Nolan and Christopher Nolan, realizado por Christopher Nolan (Paramount Pictures, Warner Bros. Pictures, Legendary Pictures, Lynda Obst Productions, Syncopy)
The Lego Movie, escrito por Phil Lord & Christopher Miller, história de Dan Hageman, Kevin Hageman, Phil Lord e Christopher Miller, realizado por Phil Lord & Christopher Miller (Warner Bros. Pictures, Village Roadshow Pictures, RatPac-Dune Entertainment, LEGO System A/S, Vertigo Entertainment, Lin Pictures, Warner Bros. Animation (Warner Animation Group))

Melhor Apresentação Dramática (Série)
Doctor Who: “Listen” escrito por Steven Moffat, realizado por Douglas Mackinnon (BBC Television)
The Flash: “Pilot” argumento para televisão por Andrew Kreisberg e Geoff Johns, história de Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Geoff Johns, realizado por David Nutter (The CW; Berlanti Productions, DC Entertainment, Warner Bros. Television)
Game of Thrones: “The Mountain and the Viper” escrito por David Benioff e D. B. Weiss, realizado por Alex Graves ((HBO Entertainment em parceria com Bighead, Littlehead; Television 360; Startling Television e Generator Productions)
Grimm: “Once We Were Gods” escrito por Alan DiFiore, realizado por Steven DePaul (NBC; GK Productions, Hazy Mills Productions, Universal TV)
Orphan Black: “By Means Which Have Never Yet Been Tried” escrito por Graham Manson, realizado por John Fawcett (Temple Street Productions, Space/BBC America)

Melhor Editor (Forma Curta)
Jennifer Brozek
Vox Day
Mike Resnick
Edmund R. Schubert
Bryan Thomas Schmidt

Melhor Editor (Forma Longa)
Vox Day
Sheila Gilbert
Jim Minz
Anne Sowards
Toni Weisskopf

Melhor Artista Profissional
Julie Dillon
Jon Eno
Nick Greenwood
Alan Pollack
Carter Reid

Melhor Semiprozine
Abyss & Apex, Wendy Delmater, edição e divulgação.
Andromeda Spaceways In-Flight Magazine, Andromeda Spaceways Publishing Association Incorporated, editores de 2014 David Kernot e Sue Bursztynski.
Lightspeed Magazine, editado por John Joseph Adams, Stefan Rudnicki, Rich Horton, Wendy N. Wagner e Christie Yant.
Beneath Ceaseless Skies, editado por Scott H. Andrews.
Strange Horizons, Niall Harrison, Editor-Chefe.

Melhor Fanzine
Black Gate, editado por John O’Neill
Elitist Book Reviews, editado por Steve Diamond
Journey Planet, editado por James Bacon, Chris Garcia, Alissa McKersie, Colin Harris e Helen Montgomery
The Revenge of Hump Day, editado por Tim Bolgeo
Tangent SF Online, editado por Dave Truesdale

Melhor Fancast
Adventures in SF Publishing, Brent Bower (Produtor Executivo), Kristi Charish, Timothy C. Ward e Moses Siregar III (Co-Apresentadores, Entrevistadores e Produtores)
Dungeon Crawlers Radio, Daniel Swenson (Produtor/Apresentador), Travis Alexander e Scott Tomlin (Apresentadore), Dale Newton (Apresentador/Técnico), Damien Swenson (Áudio/Técnico de Vídeo)
Galactic Suburbia Podcast, Alisa Krasnostein, Alexandra Pierce, Tansy Rayner Roberts (Apresentadores) e Andrew Finch (Produtor)
The Sci Phi Show, Jason Rennie
Tea and Jeopardy, Emma Newman & Peter Newman

Melhor Fan Writer
Dave Freer
Amanda S. Green
Jeffro Johnson
Laura J. Mixon
Cedar Sanderson

Melhor Fan Artist
Ninni Aalto
Brad Foster
Elizabeth Leggett
Spring Schoenhuth
Steve Stiles

Campbell Award para Melhor Novo Escritor
Prémio para o melhor novo escritor profissional de ficção científica ou fantasia de 2013 ou 2014, patrocinado pela Dell Magazines (não é um Hugo Award).
Wesley Chu *
Jason Cordova
Kary English *
Rolf Nelson
Eric. S. Raymond

*Finalistas no segundo ano de eligibilidade.