sexta-feira, 1 de julho de 2016

An Ember in the Ashes

Sugestão de Leitura Fantástica

Foi um dos livros young adult que mais gostei de ler ultimamente. An Ember in the Ashes é cativante do início ao fim, não conseguia parar de ler. As duas personagens principais são fortes, bem desenvolvidas e evoluem bastante bem ao longo da narrativa, principalmente Laia, contudo, fiquei um pouco desiludida com a evolução de Elias a certo ponto. Normalmente o que me chateia neste género é o facto de a narrativa ser feita na primeira pessoa e de só percebermos o que está a acontecer deste ponto de vista. Aqui é interessante haver dois pontos de vista (ultimamente têm saído alguns livros deste género em que há mais do que um ponto de vista), mas mesmo assim, creio que falta sempre algo mais para conhecermos melhor aquele mundo e a forma como funciona. Mas dentro do género está bastante bem conseguido.

A história inspira-se em alguns aspectos da tirania do império romano e em histórias em que as mulheres sofrem com regimes demasiado rígidos em relação ao sexo feminino, com o povo de Laia a ser oprimido e escravizado ao longo de 500 anos. Quando o seu irmão é preso, ela tenta tudo o que está ao seu alcance para o salvar. Elias é um soldado do império que luta para se livar do seu regime tirano, mas os seus laços familiares e as suas amizades tornam a situação bastante complicada. O segundo volume, A Torch Against the Night, será lançado ainda em 2016.

Autora: Sabaa Tahir
Editora: Razorbill
Ano: 2015

Laia is a slave. 
Elias is a soldier. 
Neither is free.

Under the Martial Empire, defiance is met with death. Those who do not vow their blood and bodies to the Emperor risk the execution of their loved ones and the destruction of all they hold dear.

It is in this brutal world, inspired by ancient Rome, that Laia lives with her grandparents and older brother. The family ekes out an existence in the Empire’s impoverished backstreets. They do not challenge the Empire. They’ve seen what happens to those who do.

But when Laia’s brother is arrested for treason, Laia is forced to make a decision. In exchange for help from rebels who promise to rescue her brother, she will risk her life to spy for them from within the Empire’s greatest military academy.

There, Laia meets Elias, the school’s finest soldier—and secretly, its most unwilling. Elias wants only to be free of the tyranny he’s being trained to enforce. He and Laia will soon realize that their destinies are intertwined—and that their choices will change the fate of the Empire itself.

Edição Portuguesa
Título: Uma Chama Entre as Cinzas
Editora: Editorial Presença
Tradução: Isabel Nunes
Colecção: Via Láctea
Ano: 2016

Conseguirão Elias e Laia fugir à sua própria sorte?

Elias pertence aos Ilustres, as famílias da elite do Império. Desde os seis anos que treina na Academia Militar de Blackcliff para se tornar um dos soldados mais implacáveis ao serviço dos Marciais.

Laia pertence aos Eruditos, um povo oprimido pelo jugo firme dos Marciais. Quando o seu irmão é preso e acusado de traição, Laia procura a ajuda da Resistência. Em troca, tem de se infiltrar como escrava em Blackcliff.

Quando se conhecem, Elias e Laia percebem que as suas vidas estão interligadas — e que as escolhas de ambos podem mudar o destino do Império.

Este mundo ricamente detalhado, com traços da Roma Antiga, é o palco de uma aventura empolgante que tem cativado milhares de leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário