quinta-feira, 13 de junho de 2013

Clube de Leitura Bertrand do Fantástico

 A próxima sessão do Clube de Leitura Bertrand do Fantástico de Lisboa terá lugar no dia 14 de Junho, Sexta-Feira, pelas 18:30 na Bertrand do Picoas Plaza e será mediada, como sempre, por Rogério Ribeiro. O livro a debater será A Noite e o Sobressalto de Pedro Medina Ribeiro e sessão conta com a presença do autor português. Também para debate estão as obras de Edgar Allan Poe.

Pedro Medina Ribeiro nasceu em Lisboa em 1977. Descobriu o prazer da escrita na Faculdade de Ciências onde foi colaborador de publicações universitárias. No entanto, quando terminou a licenciatura seguiu outra paixão: o ensino. Actualmente é professor de Físico-Química em Lagos, localidade onde vive.

Do génio de Edgar Allan Poe já haverá pouco a dizer. O autor, poeta, editor e crítico literário americano viveu entre 1809 e 1849 e é conhecido pelas suas histórias de mistério e macabro. Entre as suas obras mais conceituadas está o poema The Raven e contos como The Pit and the Pendulum, The Fall of the House of Usher e The Murders in Rue Morgue.

O Livro de Pedro Medina Ribeiro:

O que têm em comum Londres, Berlim, Alentejo ou Praga? São cenários onde se desenrolam as histórias reunidas neste livro, na tradição da narrativa fantástica de Edgar Allan Poe, ou Sir Arthur Conan Doyle.
Pedro Medina Ribeiro, numa escrita elegante e rica em imagens, transporta-nos para um universo de mistério em que nem tudo é o que parece, cativando o leitor pela qualidade da narrativa e prendendo-o pela curiosidade, só o largando no final de cada história, de forma repentina e surpreendente. Em sobressalto.

No prefácio da obra, a escritora Deana Barroqueiro escreveu: "Com uma linguagem elegante e rica de matizes, o autor esculpe com as suas metáforas, comparações e jogos de palavras o absurdo do mundo de aparências, que é o das suas personagens, sem deixar todavia de ser o nosso, revelando com esse distanciamento a sua maturidade como escritor."

Sem comentários:

Enviar um comentário