quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo. É importante chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural que é essencial para o desenvolvimento da literacia.

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades.

A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro.

É também um dia importante para a literatura mundial, uma vez que foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.

O dia 23 de Abril é ainda recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.

Sem comentários:

Enviar um comentário