segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ficção Curta (2)

“Repent Harlequin! Said the Ticktockman”, Harlan Ellison
Publicado na Revista Galaxy em 1965

O conto venceu o Nebula Award em 1965 e o Hugo Award em 1966 na categoria de Melhor Conto. Neste futuro distópico, chegar atrasado é considerado crime. Quando se atinge uma determinada quantidade de tempo, a vida da pessoa em questão é “anulada” ou, em caso de atingir o tempo limite, é "desligada". Essa tarefa é efectuada pelo Ticktockman que utiliza um aparelho para parar o coração da pessoa que fica sem tempo. E não adianta fugir, a máquina funciona em qualquer lado.

A história começa no meio, vai ao início e chega ao fim, fugindo à estrutura considerada normal de uma narrativa. Conhecemos a história de um homem que tenta fugir, mas que não lhe serve de nada porque é desligado por ter ficado sem tempo. Mas é Everett C. Mann que é a alma da história. Os seus truques de rebelião contra o Ticktockman são feitos de através do Harlequin anárquico que utiliza alguns truques inteligentes e chatos para combater o sistema e o Ticktockman. A questão aqui não é se ele será apanhado (isso é óbvio), mas sim a forma como será punido pelos seus crimes.

"The Lottery", Shirley Jackson
Publicado na The New Yorker em 1948

Este conto é muito popular e é considerado "um dos contos mais famosos na história de Literatura Americana". "The Lottery" é visto como um conto perturbador e causou alguma revolta aquando da sua publicação, no entanto é lido nas escolas americanas, para além de ser objecto de várias interpretações críticas e adaptações.

O conto começa com uma normalidade aparente que se verifica ao longo de quase toda a narrativa, uma vez que só mesmo no final é que o leitor percebe o propósito da lotaria. Confesso que quando li o conto não fiquei muito chocada com o final, creio por já ter visto alguma adaptação do conto ou alguma história similar, contudo o final não deixa de ser perturbador.

"October in the Chair", Neil Gaiman
Publicado na revista Conjunctions: 39 em 2002

Neil Gaiman foi convidado por Peter Straub para participar na revista Conjunctions, no número 39 com o título The New Wave Fabulists, publicada em 2002, onde quis escrever uma história sobre um rapaz morto e um vivo. "October in the Chair" foi publicado novamente em 2006 em Fragile Things, um conjunto de contos do autor. Venceu o Locus Award na categoria de Melhor Conto em 2003. 

O conto começa com todos os meses do ano sentados à fogueira contando histórias uns aos outros. Como é October que está na cadeira, significa que ele é o lider da reunião e tem a melhor história para contar. October conta a história de um rapaz chamado Runt, um rapazito magricela e pequeno que é o menos amado da sua família, sofre maus tratos dos irmãos e é diminuído por toda a gente. Sentindo-se sempre excluído, decide fugir para mais tarde encontrar um fantasma chamdo Dearly que não se lembra do seu verdadeiro nome. É exactamente a forma como o conto acaba que o torna mais interessante. Adorei as discussões entre os meses.

"The Festival", H. P. Lovecraft
Publicado na Weird Tales em 1925

Considerado um dos primeiros contos dos Mitos de Cthulhu de H. P. Lovecraft, foi inspirado na sua primeira viagem a Marblehead, no Massachussets e em histórias antigas de cultos de bruxas da Europa Ocidental.

A história passa-se na época do Natal quando um narrador não identificado faz a sua primeira visita a Kingsport, no Massachussets. A cidade a que chega parece não ter habitantes e ter vários séculos de existência. Na casa dos seus familiares encontra a tradução em latim do Necronomicon onde descobre "a thought and a legend to hideous for sanity or consciousness." É então levado para o topo da colina no centro da cidade, onde uma multidão entra numa igreja branca e depois para uma passagem secreta debaixo de uma cripta que o leva a uma experiência assustadora, surreal e arrepiante. Até agora foi o conto de Lovecraft que mais gostei, mas ainda não li alguns dos mais conhecidos e aclamados.

Sem comentários:

Enviar um comentário