segunda-feira, 24 de abril de 2017

Brazil

Cinema Fantástico



Brazil: O Outro Lado do Sonho
Realização: Terry Gilliam.
Argumento: Terry Gilliam, Charles McKeown e Tom Stoppard.
Elenco: Jonathan Pryce (Sam Lowry), Kim Greist (Jill Layton), Robert De Niro  (Archibald "Harry" Tuttle), Katherine Helmond (Mrs. Ida Lowry), Ian Holm (Mr. Kurtzmann), Bob Hoskins (Spoor), Michael Palin (Jack Lint), Ian Richardson (Mr. Warrenn), Peter Vaughan (Mr. Helpmann). 
Estreia: 22 de Fevereiro de 1985 no Reino Unido.
Portugal: 27 de Abril de 2017 (sessões especiais).

Brazil é um filme distópico de ficção científica realizado por Terry Gilliam de 1985, que eu nunca pensei conseguir ver no cinema, mas que vai estrear-se por cá nalgumas sessões especiais. Parece que o filme teve algum sucesso aquando o seu lançamento na Europa, mas não aconteceu o mesmo na América do Norte. Contudo, o seu tom satírico e a crítica subjacente à burocracia existente a vários níveis e ao totalitarismo, assim como as representações de Jonathan Pryce e Robert De Niro e a excelência de todo o filme fizeram com que se tornasse um filme de culto.

Sam Lowry vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e pagam por tudo, até para permanecer na prisão. Sam, ele próprio um burocrata funcionário do Estado, procura corrigir um erro administrativo e no processo acaba por se transformar num inimigo do Estado, ao mesmo tempo que se apaixona por Jill, uma terrorista.

Sem comentários:

Enviar um comentário