segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Moonlight

Cinema

Moonlight
Realização e Argumento: Barry Jenkins.
Com: Trevante Rhodes (Chiron/"Black" adulto), Ashton Sanders (Chiron adolescente), Alex Hibbert, (Chiron/"Little" em criança), André Holland (Kevin adulto), Jharrel Jerome (Kevin adolescente), Jaden Piner (Kevin em criança), Janelle Monáe (Teresa), Naomie Harris (Paula), Mahershala Ali (Juan), Patrick Decile (Terrel).
Estreia: 21 de Outubro de 2016 nos E.U.A.
Portugal: 2 de Fevereiro de 2017.

Moonlight é um drama escrito e realizado por Barry Jenkins baseado na peça In Moonlight Black Boys Look Blue de Tarell Alvin McCraney. O filme estreou-se em Setembro de 2016 no Telluride Film Festival e tem sido aclamado pela crítica. Venceu o Golden Globe na categoria de Melhor Filme Dramático e está nomeado para oito Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Actriz Secundária e Melhor Actor Secundário.

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano em três fases desde a sua infância, passando pela adolescência, até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade.

Patriots Day

Cinema

Patriots Day - Unidos por Boston

Realização: Peter Berg.
Argumento: Peter Berg, Matt Cook e Joshua Zetumer.
Com: Mark Wahlberg (Boston Police Department Sergeant Tommy Saunders), John Goodman (Boston Police Commissioner Ed Davis), J. K. Simmons (Watertown Police Sergeant Jeffrey Pugliese), Vincent Curatola (Mayor of Boston Thomas Menino), Michelle Monaghan (Carol Saunders), Kevin Bacon (Richard DesLauriers), Alex Wolff (Dzhokhar Tsarnaev), Themo Melikidze (Tamerlan Tsarnaev), Michael Beach (Governor of Massachusetts Deval Patrick), James Colby (Boston Police Superintendent William Evans), Jimmy O. Yang (Dun Meng), Rachel Brosnahan (Jessica Kensky), Christopher O'Shea (Patrick Downes), Melissa Benoist (Katherine Russell).
Estreia: 13 de Janeiro de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 2 de Fevereiro de 2017.

Patriots Day é um filme americano que retrata o atentado em 2013 durante a Maratona de Boston, baseado no livro Boston Strong de Casey Sherman e Dave Wedge. Embora tenha críticas positivas, o filme apenas figura entre o Top 10 do National Board of Review, sem ter qualquer nomeação para os Óscares e a bilheteira foi bastante fraca.

Um relato das medidas de segurança implicadas na organização da Maratona de Boston, centrado-se nas acções do Comissário da Polícia local, nos dias que antecederam o evento, e depois nas reacções à tragédia provocada pelo ataque terrorista de 15 de Abril de 2013 e na subsequente "caça ao homem" que as mesmas desencadearam.

Split

Cinema

Fragmentado
Realização e Argumento: M. Night Shyamalan.
Elenco: James McAvoy (Kevin Wendell Crumb), Anya Taylor-Joy (Casey Cooke), Betty Buckley (Dr. Karen Fletcher), Haley Lu Richardson (Claire Benoit), Jessica Sula (Marcia), Brad William Henke (John), Sebastian Arcelus (Mr. Cooke), Neal Huff (Mr. Benoit), Kim Director (Hannah), M. Night Shyamalan (Jai), Bruce Willis (David Dunn).
Estreia: 20 de Janeiro de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 2 de Favereiro de 2017.

Split é um thriller psicológico escrito e realizado por M. Night Shyamalan que está a voltar a cair nas graças da crítica, sobretudo com os seus dois últimos filmes. O filme está a ter uma boa bilheteira mundial e parece que vai ter uma sequela. Esta capa simples está excelente.

As divisões mentais daqueles que sofrem de transtorno dissociativo de identidade há muito tempo que fascinam e iludem a ciência, e acredita-se que algumas dessas pessoas possam manifestar atributos físicos únicos para cada personalidade, um prisma cognitivo e fisiológico dentro de um único ser. Embora Kevin tenha evidenciado 23 personalidades à sua psiquiatra, Dra. Fletcher, existe ainda uma oculta, preparada para se materializar e dominar todas as outras. Quando esta personalidade dominadora se manifesta, Kevin rapta três adolescentes, incluindo a obstinada e observadora Casey. Kevin inicia uma guerra pela sobrevivência, juntamente com todas as suas personalidades e os que o rodeiam, quando as paredes entre os seus compartimentos se quebram.

Hidden Figures

Cinema

Elementos Secretos
Realização: Theodore Melfi.
Argumento: Theodore Melfi e Allison Schroeder.
Elenco: Taraji P. Henson (Katherine Goble Johnson), Octavia Spencer (Dorothy Vaughan), Janelle Monáe (Mary Jackson), Kevin Costner (Al Harrison), Kirsten Dunst (Vivian Mitchell), Jim Parsons (Paul Stafford), Glen Powell (John Glenn), Mahershala Ali (Jim Johnson).
Estreia: 25 de Dezembro de 2016 nos E.U.A.
Portugal: 2 de Fevereiro de 2017.

Hidden Figures é um filme biográfico baseado no livro com o mesmo título de Margot Lee Shetterly sobre mulheres afro-americanas que se especializaram em matemática e que trabalharam para a NASA. O filme está a ter um grande sucedo tanto na bilheteira (tendo em consideração o facto de ser um filme biográfico) como nos prémios. Venceu o prémio dos Screen Actors Guild Awards para o Melhor Elenco de Filme e está nomeado para vários Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Actriz Secundária.

O filme conta a incrível história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson – mulheres afro-americanas brilhantes que trabalham na NASA e que ajudaram nos cálculos matemáticos que permitiram uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita, um incrível feito que restaura a confiança da nação, agita a Corrida Espacial e reanima o mundo americano. O trio visionário tem ainda de lidar com questões de raça e de género uma época bastante conturbada.

Screen Actors Guild Awards

Vencedores 2017






As nomeações para os SAG Awards foram anunciadas a 14 de Dezembro de 2016 e a 23.ª Cerimónia de entrega dos Screen Actors Guild Awards teve lugar a 29 de Janeiro de 2017 com transmissão no TNT e TBS.

Embora estes prémios não sejam tão conhecidos como os Golden Globes, tiveram uma apresentação e realização bem mais bem conseguida. Hidden Figures saiu como grande vencedor da noite com o Melhor Elenco em Cinema; Stranger Things venceu como Melhor Elenco em Série Dramática; e Orange is the New Black como Melhor Elenco em Série de Comédia. 

Viola Davis (Fences) venceu o SAG de Melhor Actriz Secundádia e Mahershala Ali (Moonlight) foi o Melhor Actor Secundário, ambos sem grande surpresa. Já na categoria principal não venceu nenhum dos meus preferidos: Denzel Washington venceu por Fences, quando devia ter vencido o Viggo Mortensen por Captain Fantastic; e Emma Stone venceu por La La Land quando o prémio devia ter ido para a Amy Adams ou para a Natalie Portman.

Em televisão, os prémios de Melhor Actriz Dramática e Melhor Actor Dramático foram para Claire Foy e John Lithgow por The Crown. Julia Louis-Dreyfus venceu a categoria de Melhor Actriz de Comédia por Veep sem surpresa e William H. Macy foi o Melhor Actor de Comédia por Shameless para sua grande surpresa. Sem surpresa, Sarah Poulson venceu na categoria de Melhor Actriz em Filme Televisivo ou Série Limitada por The People v. O.J. Simpson: American Crime Story. Por outro lado, na mesma categoria, Bryan Cranston venceu por All The Way, quando se esperava que o prémio fosse para Sterling K. Brown ou Courtney B. Vance.

Lily Tomlin foi a actriz homenageada num discurso bastante divertido de Dolly Parton. Abaixo, fica a lista completa com as nomeações e os vencedores:

CINEMA

Melhor Elenco
Vencedor: Hidden Figures (20th Century Fox)
Captain Fantastic (Bleecker Street)
Fences (Paramount Pictures)
Manchester by the Sea (Amazon Studios and Roadside Attractions)
Moonlight (A24)

Melhor Actriz
Vencedora: Emma Stone, La La Land (Lionsgate)
Amy Adams, Arrival (Paramount Pictures)
Emily Blunt, The Girl on the Train (Universal Pictures)
Natalie Portman, Jackie (Fox Searchlight Pictures)
Meryl Streep, Florence Foster Jenkins (Paramount Pictures)

Melhor Actor
Vencedor: Denzel Washington, Fences (Paramount Pictures)
Casey Affleck, Manchester by the Sea (Amazon Studios and Roadside Attractions)
Andrew Gaefield, Hacksaw Ridge (Lionsgate)
Ryan Gosling, La La Land (Lionsgate)
Viggo Mortensen, Captain Fantastic (Bleecker Street)

Melhor Actriz Secundária
Vencedora: Viola Davis, Fences (Paramount Pictures)
Naomie Harris, Moonlight (A24)
Nicole Kidman, Lion (The Weinstein Company)
Octavia Spencer, Hidden Figures (20th Century Fox)
Milhelle Williams, Manchester by the Sea (Amazon Studios and Roadside Attractions)

Melhor Actor Ssecundário
Vencedor: Mahershala Ali, Moonlight (A24)
Jeff Bridges, Hell or High Water (CBS Films)
Hugh Grant, Florence Foster Jenkins (Paramount Pictures)
Lucas Hedges, Manchester by the Sea (Amazon Studios and Roadside Attractions)
Dev Patel, Lion (The Weinstein Company)

TELEVISÃO

Melhor Elenco em Série Dramática
Vencedor: Stranger Things (Netflix)
The Crown (Netflix)
Downton Abbey (Masterpiece/PBS)
Game of Thrones (HBO)
Westworld (HBO)

Melhor Elenco em Série de Comédia
Vencedor: Orange is the New Black (Netflix)
The Big Bang Theory (CBS)
Black-ish (ABC)
Modern Family (ABC)
Veep (HBO)

Melhor Actriz em Filme Televisivo ou Série Limitada
Vencedor: Sarah Paulson, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story (FX Networks)
Bryce Dallas Howard, Black Mirror (Netflix)
Felicity Huffman, American Crime (ABC)
Audra McDonald, Lady Day at Emerson's Bar & Grill (HBO)
Kerry Washington, Confirmation (HBO)

Melhor Actor em Filme Televisivo ou Série Limitada
Vencedor: Bryan Cranston, All the Way (HBO)
Riz Ahmed, The Night Of (HBO)
Sterling K. Brown, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story (FX Networks)
John Turturro, The Night Of (HBO)
Courtney B. Vance, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story (FX Networks) 

Melhor Actriz de Série Dramática
Vencedora: Claire Foy, The Crown (Netflix)
Millie Bobby Brown, Stranger Things (Netflix)
Thandiw Newton, Westworld (HBO)
Winona Ryder, Stranger Things (Netflix)
Robin Wright, House of Cards (Netflix)

Melhor Actor de Série Dramática
Vencedor: John Lithgow, The Crown (Netflix)
Sterling K. Brown, This Is Us (NBC)
Peter Dinklage, Game of Thrones (HBO)
Rami Malek, Mr. Robot (USA Network)
Kevin Spacey, House of Cards (Netflix)

Melhor Actriz em Série de Comédia
Vencedora: Julia Louis-Dreyfus, Veep (HBO)
Uzo Aduba, Orange is the New Black (Netflix)
Jane Fonda, Grace and Frankie (Netflix)
Ellie Kemper, Unbreakable Kimmy Schmidt (Netflix)
Lily Tomlin, Grace and Frankie (Netflix)

Melhor Actor em Série de Comédia
Vencedor: William H. Macy, Shameless (Showtime)
Anthony Anderson, Black-ish (ABC)
Tituss Burgess, Unbreakable Kimmy Schmidt (Netflix)
Ty Burrell, Modern Family (ABC)
Jeffrey Tambor, Transparent (Amazon)

Melhor Elenco de Duplos em Cinema

Vencedor: Hacksaw Ridge (Lionsgate)
Captain America: Civil War (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Doctor Strange (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Jason Bourne (Universal Pictures)
Nocturnal Animals (Focus Features)

Melhor Elenco de Duplos em Série de Comédia ou Série Dramática
Vencedor: Game of Thrones (HBO)
Marvel's Daredevil (Netflix)
Marvel's Luke Cage (Netflix)
The Walking Dead (AMC)
Westworld (HBO)

Lfe Achievement Award
Lily Tomlin

Passadeira Vermelha dos SAG Awards