sábado, 6 de outubro de 2012

The Hunger Games

Consegui finalmente ler o livro The Hunger Games. O filme está bom e é fiel ao livro, mas o prazer da leitura é sempre mais satisfatório, tem pormenores interessantes e é possível perceber melhor a visão da protagonista, para além de permitir uma visualização mais alargada da história.

The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2008

Nas ruínas de um país outrora chamado América do Norte, encontra-se a nação de Panem, com um Capitol resplandecente  rodeado por 12 distritos distantes. O Capitol é duro e cruel e mantém os 12 distritos em linha ao forçá-los a participar nos Jogos da Fome anualmente, um programa de sobrevivência até à morte transmitido em directo na TV. Um rapaz e uma rapariga entre os 12 e os 18 anos são seleccionados através de uma lotaria para jogarem os Jogos da Fome, que foram concebidos para lembrar ao povo a destruição do rebelde Distrito 13, para impor o poder do Capitol e incutir o medo na população impotente e com poucos meios de sobrevivência.
Katniss Everdeen, de dezasseis anos, vive no pobre Distrito 12 com a mãe e a irmã e vê os Jogos da Fome como uma sentença de morte, mas voluntaria-se para os os jogos quando o nome da sua irmã, Primerose, de apenas doze anos, é seleccionadi. Katniss é uma lutadora e a sobrevivência sempre fez parte da sua natureza, e com uma estratégia que ela ainda não entende bem, torna-se uma séria candidata à vitória. Mas se ela realmente quiser vencer, terá de fazer escolhas que colocam a sobrevivência contra a humanidade ou a vida contra o amor e ainda terá de esconder muito bem o seu desejo de desafiar o Capitol e o conceito dos Jogos da Fome.
A sobrevivência é o tema mais constante neste mundo apocalíptico, mas Suzanne Collins coloca também suspense, aventura, romance e o eterno desafio do povo reprimido contra um regime autoritário dominante e estabelece um paralelo com um futuro eminente.

Crítica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário