segunda-feira, 13 de março de 2017

Beauty and the Beast

Cinema Fantástico



A Bela e o Monstro
Realização: Bill Condon.
Argumento: Stephen Chbosky e Evan Spiliotopoulos.
Elenco: Emma Watson (Belle), Dan Stevens (Beast/Prince), Luke Evans (Gaston), Kevin Kline (Maurice), Josh Gad (LeFou), Ewan McGregor (Lumière), Stanley Tucci (Maestro Cadenza), Ian McKellen (Cogsworth), Emma Thompson (Mrs. Potts), Audra McDonald (Madame de Garderobe), Gugu Mbatha-Raw (Plumette), Nathan Mack (Chip), Adrian Schiller (Monsieur D'Arque), Hattie Morahan (Agathe).
Estreia: 17 de Março de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 16 de Março de 2017.

Existem três filmes da Disney que marcaram a minha infância e Beauty and the Beast é o meu terceiro preferido, depois de Lion King (1994) e de Aladdin (1992). Mas Beauty and the Beast foi o primeiro filme que vi numa sala de teatro que também passava alguns filmes (um ano depois pude ver Jurassic Park na mesma sala), o que me marcou bastante, pois foi nessa altura que descobri a magia e o fascínio do cinema. Se por um lado percebo o interesse da Disney de querer fazer os live action das suas obras mais icónicas para fazer mais uns trocos, por outro lado, não consigo perceber a necessidade artística da questão, pois a versão animada de 1991 é excelente e Beauty and the Beast tem sido uma história bastante adaptada tanto no cinema como na TV.

Alguns países e cinemas racistas com políticas anti-homossexuais estão a causar polémica porque não querem passar o filme por ter a primeira personagem gay da Disney. As primeiras críticas, embora estejam a ser positivas, são também muito fracas denotando sobretudo o facto de o filme não trazer nada de novo às várias adaptações da história, de não ser tão bom como a animação de 1991 e de Emma Watson não deslumbrar na sua versão da Belle (na minha opinião a Emma Watson é uma das actrizes mais famosas da sua geração que ainda nunca conseguiu provar o seu valor como actriz).

No filme, Bela é uma jovem livre e bonita que fica prisioneira do Monstro no seu castelo em troca da liberdade do seu pai, Maurice. Apesar dos seus receios, torna-se amiga dos empregados encantados do castelo a aprende a ver para além do exterior do Monstro, reconhecendo os verdadeiros sentimentos e a alma do Príncipe aprisionado. Contudo, Gaston é um caçador jovem e arrogante que quer Bela para ele e que pretende caçar e matar o Monstro a qualquer preço.


Sem comentários:

Enviar um comentário