segunda-feira, 29 de maio de 2017

Wonder Woman

Cinema Fantástico


Mulher Maravilha
Realização: Patty Jenkins.
Argumento: Allan Heinberg.
Elenco: Gal Gadot (Diana Prince/Wonder Woman), Chris Pine (Steve Trevor), Robin Wright (General Antiope), Danny Huston (General Erich Ludendorff), David Thewlis (Ares), Connie Nielsen (Queen Hippolyta), Elena Anaya (Doctor Maru/Doctor Poison), Lucy Davis (Etta Candy), Saïd Taghmaoui (Sameer), Ewen Bremner (Charlie).
Estreia: 2 de Junho de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 1 de Junho de 2017.

Wonder Woman vai finalmente chegar aos cinemas de todo o mundo! O filme baseia-se na famosa personagem da DC Comics, Wonder Woman, é distribuído pela Warner Bros. Pictures e será o quarto filme do Universo Cinematográfico da DC. A personagem apareceu pela primeira vez em Batman v Superman: Dawn of Justice (2016), sendo, provavelmente, o único ponto bom do filme. As primeiras críticas ao filme estão a ser positivas e as expectativas são grandes por se tratar de uma personagem tão icónica da DC Comics. A única certeza que tenho para já é que o filme será certamente melhor do que Batman v Suoperman: Dawn of Justice (a maior desilusão do ano passado).

Mais uma vez vou manifestar o meu desagrado em relação aos trailers que revelam demasiado. Caramba, já sabemos o filme quase todo com os teasers, os trailers, os teasers a trailers e os teasers de trailers de trailers! Um dos filmes que nos últimos tempos soube fazer render o peixe bem foi Mad Max: Fury Road, em que as imagens do trailer eram quase todas da primeira meia hora do filme. Isto é saber fazer publicidade ao filme, é aguçar a curiosidade do espectador sem revelar demasiado. A magia do cinema é sobretudo ir na expectativa sobre o que irá acontecer. Claro que quero saber ligeiramente de que trata o filme, mas não quero que me contem tudo em dois minutos de imagens.

Antes de ser a Mulher Maravilha, era Diana, a princesa das Amazonas, treinada para ser uma guerreira invencível e imortal. Criada numa ilha paradisíaca, Themyscira, protegida do mundo exterior, Diana não sabe nada sobre o resto do mundo. Quando o piloto americano, Steve Trevor, se despista na ilha e é salvo por Diana, ela abandona a ilha convencida de que o pode ajudar no conflito que se desenrola durante a Primeira Guerra Mundial. A combater ao lado dos homens que tentam acabar com a guerra, Diana irá descobrir a capacidade máxima dos seus poderes e o seu verdadeiro destino.

sábado, 27 de maio de 2017

Feira do Livro de Lisboa


A abertura da 87.ª Edição da Feira do Livro de Lisboa está marcada para dia 1 de Junho, às 10h, no Parque Eduardo VII. O evento pode ser visitado de Segunda-Feira a Quinta-Feira, das 12h30 às 23h, às Sextas-Feiras, das 12h30 à meia-noite, Sábados das 11h à meia-noite, e Domingos e Feriados, das 11h às 23h.

A Feira do Livro é organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio das Bibliotecas de Lisboa e acontece entre 1 e 18 de Junho de 2017. Este ano vai ter uma aplicação para Android e iOS com o mapa do recinto, a programação, os livros em destaque e as iniciativas.

Numa tentativa de melhorar e diversificar a feira, este ano teremos histórias, um mural de ilustração, parkour, capoeira, mascotes, oficinas de reciclagem e muita música. Com o início marcado para dia 1 de Junho, o Dia Internacional da Criança, todo o programa da feira será dedicado ao público mais pequeno nesse dia. Entre a novidades mais úteis estão um Fraldário na entrada Sul (no Marquês de Pombal) e um Refrescão, área onde os animais vão poder descansar e beber água.

Este ano há dez participantes novos (são agora 122 espalhados por 286 pavilhões) e na zona de restauração mais de 40 opções, entre farturas, bifanas, cozinha vegetariana ou pratos italianos. Como já vem sendo habitual, haverá muitas promoções como o Livro do Dia, Promoções Especiais e a Hora H, altura em que será possível encontrar descontos mínimos de 50%  na última hora de funcionamento do recinto (entre as 22h e as 23h), acontece de Segunda-Feira a Quinta-feira e começa a 5 de Janeiro.

Para mais informações, consulte o programa completo no site oficial da Feira do Livro de Lisboa.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales

Cinema Fantástico


Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias
Realização: Joachim Rønning e Espen Sandberg.
Argumento: Jeff Nathanson.
Elenco: Johnny Depp (Captain Jack Sparrow), Javier Bardem (Captain Armando Salazar), Brenton Thwaites (Henry Turner), Kaya Scodelario (Carina Smyth), Kevin McNally (Joshamee Gibbs), Geoffrey Rush (Captain Hector Barbossa), Orlando Bloom (Captain William "Will" Turner, Jr.), Golshifteh Farahani (Shansa), Stephen Graham (Scrum), David Wenham (Scarfield), Martin Klebba (Marty), Keira Knightley (Elizabeth Swann), Angus Barnett (Mullroy), Giles New (Murtogg), Adam Brown (Jib), Danny Kirrane (Bollard), Delroy Atkinson (Maddox).
Estreia: 26 de Maio de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 25 de Maio de 2017.

Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales mistura aventura, luta, fantasia, intriga e muito acção no quinto filme da série Pirates of the Caribbean. Esta história volta ao arco principal da trilogia inicial: The Curse of the Black Pearl (2003), Dead Man's Chest (2006) e At World's End (2007), sendo que uma parte desse elenco não participou no quarto filme da série, On Stranger Tides (2011). Depois de vários atrasos, parece que o filme está pronto para fazer uma pipa de massa na bilheteira e é bom que o faça, pois o orçamentos foi bem caro!

Esta emocionante aventura encontra o Capitão Jack Sparrow numa maré de azar. Os ventos da má sorte começam a soprar ainda com mais força quando os fantasmas dos marinheiros mortos, liderados pelo terrível Capitão Salazar, escapam do Triângulo do Diabo, empenhados em matar todos os piratas - especialmente Jack. A única esperança de sobrevivência de Jack Sparrow, encontra-se no Tridente de Poseidon, mas para o encontrar tem de criar uma aliança com Carina Smyth, uma brilhante e bonita astrónoma e Henry, um jovem marinheiro da Marinha Real Britânica. Ao leme do Dying Gull, o seu pequeno e humilde navio, Jack Sparrow procura não só reverter a sua maré de azar mas também salvar a própria vida do pior inimigo que já enfrentou.

The Sense of an Ending

Cinema

O Sentido do Fim
Realização: Ritesh Batra.
Argumento: Nick Payne.
Elenco: Jim Broadbent (Anthony 'Tony' Webster), Billy Howle (Jovem Tony Webster), Charlotte Rampling (Veronica Ford), Freya Mavor (Jovem Veronica Ford)Joe Alwyn (Adrian Finn Sr.), Andrew Buckley (Adrian Finn Jr.), Peter Wright (Colin Simpson), Jack Loxton (Jovem Colin Simpson), Hilton McRae (Alex Stuart), Timothy Innes (Jovem Alex Stuart), Harriet Walter (Margaret), Emily Mortimer (Sarah Ford), Michelle Dockery (Susie Webster), Matthew Goode (Mr. Joe Hunt), Edward Holcroft (Jack Ford), James Wilby (David Ford).
Estreia: 14 de Abril de 2017 no Reino Unido.
Portugal: 25 de Maio de 2017.

The Sense of an Ending é um drama realizado por Ritesh Batra e escrito por Nick Payne, baseado no romance com o mesmo título de Julian Barnes de 2011 e que venceu o Man Booker Prize no final desse ano. O filme estreou-se no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs em Janeiro de 2017.

Tony Webster tem uma existência pacífica e tranquila até que os segredos enterrados no seu passado o obrigam a enfrentar lembranças falhadas de quando era jovem: a verdade sobre o seu primeiro amor e as devastadoras consequências de decisões feitas há muitos anos.

domingo, 21 de maio de 2017

Nebula Awards

Vencedores 2016



A Sciency Fiction and Fantasy Writers of America anunciou os vencedores dos Nebula Awards relativos ao que de melhor se fez em ficção científica e fantasia em 2016. Os vencedores foram anunciados a 20 de Maio de 2017 em Pittsburgh, na Pensilvânia. O Prémio Kate Wilhelm Solstice foi atribuído a Toni Weisskopf e a Peggy Rae Sapenza. Abaixo, fica a lista completa dos vencedores.

Melhor Romance
Borderline, Mishell Baker (Saga)
The Obelisk Gate, N.K. Jemisin (Orbit US; Orbit UK)
Ninefox Gambit, Yoon Ha Lee (Solaris US; Solaris UK)
Everfair, Nisi Shawl (Tor)
Vencedora: All the Birds in the Sky, Charlie Jane Anders (Tor; Titan)


Melhor Novella

Vencedora: Every Heart a Doorway, Seanan McGuire (Tor.com Publishing)
Runtime, S.B. Divya (Tor.com Publishing)
The Dream-Quest of Vellitt Boe, Kij Johnson (Tor.com Publishing)
The Ballad of Black Tom, Victor LaValle (Tor.com Publishing)
"The Liar", John P. Murphy (F&SF 3-4/16)
A Taste of Honey, Kai Ashante Wilson (Tor.com Publishing)

Melhor Novelette
Vencedor: "The Long Fall Up", William Ledbetter (F&SF 5-6/16)
"Sooner or Later Everything Falls Into the Sea", Sarah Pinsker (Lightspeed 2/16)
"Blood Grains Speak Through Memories", Jason Sanford (Beneath Ceaseless Skies 3/17/16)
"The Orangery", Bonnie Jo Stufflebeam (Beneath Ceaseless Skies 12/8/16)
The Jewel and Her Lapidary, Fran Wilde (Tor.com Publishing)
"You’ll Surely Drown Here If You Stay", Alyssa Wong (Uncanny 5-6/16)

Melhor Conto
Vencedor: "Seasons of Glass and Iron", Amal El-Mohtar (The Starlit Wood)

"Our Talons Can Crush Galaxies’", Brooke Bolander (Uncanny 11-12/16)
"Sabbath Wine", Barbara Krasnoff (Clockwork Phoenix 5)
"Things With Beards", Sam J. Miller (Clarkesworld 6/16)
"This Is Not a Wardrobe Door", A. Merc Rustad (Fireside Magazine 1/16)
"A Fist of Permutations in Lightning and Wildflowers", Alyssa Wong (Tor.com 3/2/16)
"Welcome to the Medical Clinic at the Interplanetary Relay Station│Hours Since the Last Patient Death: 0", Caroline M. Yoachim (Lightspeed 3/16)

Prémio Ray Bradbury para Cinema ou Televisão

Vencedor: Arrival
Doctor Strange
Kubo and the Two Strings
Rogue One: A Star Wars Story
Westworld: ‘‘The Bicameral Mind’’
Zootopia


Prémio Andre Norton de Ficção Científica e Fantasia para Jovens Adultos
The Girl Who Drank the Moon, Kelly Barnhill (Algonquin)
The Star-Touched Queen, Roshani Chokshi (St. Martin’s)
The Lie Tree, Frances Hardinge (Macmillan UK; Abrams)
Railhead, Philip Reeve (Oxford University Press; Switch)
Rocks Fall, Everyone Dies, Lindsay Ribar (Dawson)
The Evil Wizard Smallbone, Delia Sherman (Candlewick)
Vencedor: Arabella of Mars, David D. Levine (Tor)

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Programação da NBC

O canal NBC revelou a sua programação para o Outono e apresentou algumas novidades. Cancelou apenas quatro séries: Aquarius, The Blacklist: Redemption, Emerald City e Powerless. Chicago Fire, Chicago P.D. e Chicago Med foram todas renovadas, mas Chicago Med regressará apenas na Mid Season e ainda não se sabe se Chicago Justice será renovada. O canal vai trazer de volta um dos seus maiores sucessos, Will & Grace (Porquê? Façam coisas novas, deixem os sucessos no passado, já deviam saber que estes regressos não têm resultado). Midnight, Texas, uma série sobrenatural baseada no romance do mesmo nome de Charlaine Harris (autora da série The Sookie Stackhouse Novels, na qual se baseou a adaptação True Blood), tem estreia marcada para 24 de Julho de 2017. O maior sucesso da NBC de 2016, This is Us, regressa logo na Fall Season, agora à Quinta-Feira. O canal cancelou Timeless, mas acabou por voltar atrás na decisão, contudo ainda não se sabe em que dia voltará nem a data (a série não foi genial, mas acabou por deixar no ar uma premissa muito interessante para explorar na segunda temporada!). O canal passa agora a ficar com apenas duas séries sobre o fantástico, o que é uma pena.

Grimm (6.ª Temporada) A série não foi cancelada, mas foi anunciado que esta seria a última emporada. O último episódio passou a 31 de Março de 2017.
The Carmichael Show (3.ª Temporada) (Quarta-Feira, 31 de Maio de 2017). 
The Night Shift (4.ª Temporada) (Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017).
Midnight, Texas (Estreia-se  24 de Julho de 2017).
Marlon (Estreia-se a 16 de Agosto de 2017).
Chicago Med (3.ª Temporada) Volta na Mid-Season.
Chicago Justice (1.ª Temporada a passar) Ainda não se sabe se será renovada.
Trial & Error (1.ª Temporada a passar) Ainda não se sabe se será renovada.
Timeless (Renovada para 2.ª Temporada) Apesar da NBC ter voltado atrás na decisão de cancelar a série, parece que esta não voltará logo na Fall Season, o que é uma pena.
Shades of Blue (Renovada para 3.ª Temporada).

O canal cancelou:
Aquarius - Cancelada ao fim de duas temporadas. Ninguém sabe como é que a série chegou a ter duas temporadas e as audiências foram demasiado baixas.
The Blacklist: Redemption - Parece que o spin-off de The Blacklist não teve qualquer sucesso e foi logo cancelado enquanto a série original foi renovada. 
Emerald City - Ainda não foi desta que conseguiram fazer uma boa série sobre The Wizard of Oz. As críticas foram más e as audiências muito baixas.
Powerless - O conceito era fraco, nem sequer sei como é que a série chegou a ser aprovada!

Programação para a Fall Season 2016-2017:

Segunda-Feira
The Voice
The Brave (ESTREIA)

Terça-Feira
The Voice
Superstore (3.ª Temporada)
The Good Place 2.ª Temporada)
Chicago Fire (6.ª Temporada)

Quarta-Feira
The Blacklist (5.ª Temporada)
Law & Order: SVU (19.ª Temporada)
Chicago P.D. (5.ª Temporada)

Quinta-Feira
Will & Grace (9.ª Temporada - ESTREIA/Regresso)
Great News (2.ª Temporada)
This Is Us (2.ª Temporada)
Law & Order True Crime: The Menendez Murders (ESTREIA)

Sexta-Feira
Blindspot (3.ª Temporada)
Taken (2.ª Temporada)
Dateline NBC 

Sábado
Dateline Saturday Night Mystery
Saturday Night Live
(encores)

Domingo
Football Night in America
NBC Sunday Night Football


Novas Séries:

The Brave
From Keshet Studios and Avi Nir comes a fresh, heart-pounding journey into the complex world of America’s elite undercover military heroes. While D.I.A. Deputy Director Patricia Campbell and her team of analysts wield the world’s most advanced surveillance technology from Washington, D.C., Adam Dalton and his heroic Special Ops squad of highly trained undercover specialists use their unbreakable bond and commitment to freedom to save lives of innocent people and execute missions in some of the most dangerous places in the world. The cast includes Anne Heche, Mike Vogel, Sofia Pernas, Tate Ellington, Natacha Karam, Demetrius Grosse, Noah Mills and Hadi Tabbal. 

Will & Grace
A decade after their unforgettable eight-season run, comedy’s most fabulous foursome is back. Debra Messing, Eric McCormack, Sean Hayes and Megan Mullally reprise their infamous roles as Will, Grace, Jack and Karen in this exclusive 12-episode event. The legendary James Burrows, director of every original “Will & Grace” episode, returns along with a slew of razor-sharp jabs and dirty martinis. Behold once again, from the minds of Max Mutchnick and David Kohan, TV’s wittiest ensemble ever. The cast includes Debra Messing, Eric McCormack, Sean Hayes and Megan Mullally.

Law & Order True Crime: The Menendez Murders
Starring the incomparable Emmy and Golden Globe Award winner Edie Falco (“The Sopranos,” “Nurse Jackie”), this new eight-episode true-crime installment of the powerhouse “Law & Order” franchise delivers a gripping in-depth dramatization of the notorious murder case that changed America forever. When the Menendez brothers were tried on national TV for brutally killing their parents in Beverly Hills, their story became a national obsession. Now, the first edition of this anthology series delves into the players, the crime and the media circus, detailing the day-to-day battles of the trial and unveiling the shocking truth of what really went down when the cameras stopped rolling.

Good Girls
When three suburban moms get tired of trying to make ends meet, they decide it’s time to stick up for themselves by robbing the local supermarket at (toy) gunpoint. But when the manager catches a glimpse of one of them and the loot is far more than they expected, it doesn’t take long for the three best friends to realize the perfect getaway will be harder than they think. From executive producer Jenna Bans (“Scandal”) comes this comedy-infused drama that mixes a little “Thelma & Louise” with a bit of “Breaking Bad.” The cast includes Retta, Mae Whitman, Reno Wilson, Manny Montana, Lidya Jewett, Izzy Stannard and Matthew Lillard. 

Reverie
From Mickey Fisher, the creator of “Extant,” this grounded new thriller follows Mara Kint (Sarah Shahi), a former hostage negotiator and expert on human behavior who became a college professor after facing an unimaginable personal tragedy. But when she’s brought in to save ordinary people who have lost themselves in a highly advanced virtual-reality program in which you can literally live your dreams, she finds that in saving others, she may actually have discovered a way to save herself. The cast includes Sarah Shahi, Dennis Haysbert, Jessica Lu, Sendhil Ramamurthy and Kathryn Morris.

Rise
From Jason Katims, writer and executive producer of “Friday Night Lights” and “Parenthood,” and “Hamilton” producer Jeffrey Seller comes a heartening new drama about finding inspiration in unexpected places. When dedicated teacher and family man Lou Mazzuchelli (Josh Radnor) sheds his own self-doubt and takes over the school’s lackluster theater department, he galvanizes not only the faculty and students but the entire working-class town. Inspired by a true story. The cast includes Josh Radnor, Rosie Perez, Marley Shelton, Auli’i Cravalho, Damon J. Gillespie, Amy Forsyth, Rarmian Newton, Ted Sutherland, Casey Johnson, Taylor Richardson, Joe Tippett and Shirley Rumierk.

A.P. BIO
When a philosophy scholar loses out on his dream job and goes to work as a high school Advanced Placement biology teacher, he makes it clear he will not be teaching any biology. Realizing he has a room full of honor roll students at his disposal, he decides instead to use the kids to his own benefit. The cast includes Glenn Howerton, Patton Oswalt, Lyric Lewis, Mary Sohn, Aparna Brielle, Jacob McCarthy, Nick Peine and guest star Vanessa Bayer (pilot only).

Champions
Vince, a charismatic gym owner with no ambition, lives with his younger brother Michael, a gorgeous idiot. Their simple life of women and working out is put on hold when the teenage son of Vince is dropped off on their doorstep by Priya (Mindy Kaling), one of his old high school flings. The cast includes Anders Holm, Andy Favreau, J.J. Totah, Mouzam Makkar, Nina Wadia and guest star Mindy Kaling.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Alien: Covenant

Cinema Fantástico

Alien: Covenant
Realização: Ridley Scott
Argumento: John Logan e Dante Harper.
Elenco: Michael Fassbender (Walter/David), Katherine Waterston (Daniels), Billy Crudup (Christopher Oram), Danny McBride (Tennessee), Demián Bichir (Sergeant Lope), Carmen Ejogo (Karine Oram), Amy Seimetz (Faris), Jussie Smollett (Ricks), Callie Hernandez (Upworth), Nathaniel Dean (Sergeant Hallett), Alexander England (Ankor), Benjamin Rigby (Ledward), James Franco (Jacob Branson), Noomi Rapace (Dr. Elizabeth Shaw), Guy Pearce (Peter Weyland).
Estreia: 19 de Maio de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 18 de Maio de 2017.

Alien: Covenant é um filme de ficção científica e horror realizado por Ridley Scott, escrito por John Logan e Dante Harper, com história de Michael Green e Jack Paglen. Trata-se de uma sequela de Prometheus (2012) e o segundo filme de uma série de prequelas dos filmes do franchise Alien

Tem havido um grande problema com os franchises icónicos dos anos 70 e 80 em que os realizadores e produtores não fazem bons filmes com as sequelas e posteriormente querem agradar os fãs trazendo de volta as cenas icónicas que tornam esses filmes bons. Aconteceu com Star Wars: Episode VII – The Force Awakens em que basicamente plagiaram o Star Wars: Episode IV – A New Hope e não consigo tirar da cabeça que é exactamente o que Ridley Scott está a tentar fazer com este Alien: Covenant em relação ao Alien (1979) e pior, vai fazer o mesmo com a sequela de Blade Runner (1982), Blade Runner 2049. Ora, com tanta história original que podiam adaptar ao cinema, continuo a não perceber o porquê de se agarrarem com unhas e dentes ao passado. Nós vamos continuar a adorar os originais e só vamos ficar cada vez mais cansados e chateados com as sequelas e as prequelas insignificantes que não acrescentam nada de novo aos franchises. 

Em Alien: Covenant, a tripulação da nave Covenant, com destino a um planeta remoto do outro lado da galáxia, descobre o que acredita ser um paraíso desconhecido, mas que é na realidade um estranho e perigoso mundo. Quando descobrem uma ameaça além da sua imaginação, eles tentam uma angustiante fuga.

I Am Not Your Negro

Documentário


I Am Not Your Negro
Realização: Raoul Peck.
Argumento: James Baldwin e Rauol Peck.
Estreia: 3 de Fevereiro de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 18 de Maio de 2017.

I Am Not Your Negro é um documentário realizado por Raoul Peck, baseado num manuscrito inacabado de James Baldwin, Remember This House. Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário explora a história do racismo nos Estados Unidos através das memórias de Baldwin sobre os líderes do movimento dos Direitos Civis, Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr, assim como as suas observações pessoais da História Americana. O documentário foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário este ano.

Planetarium

Cinema Fantástico


Planetário
Realização: Rebecca Zlotowski.
Argumento: Rebecca Zlotowski e Robin Campillo.
Elenco: Natalie Portman (Laura Barlow), Lily-Rose Depp (Kate Barlow), Louis Garrel (Fernand Prouve), Emmanuel Salinger (Andre Korben), Amira Casar (Eva Said), Pierre Salvadori (Andre Servier).
Estreia: 16 de Novembro de 2016 na França.
Portugal: 18 de Maio de 2017.

Planetarium é um drama franco-belga realizado por Rebecca Zlotowski. Com Natalie Portman e Lily-Rose Depp como protagonistas, o filme estreou-se no Festival de Cinema de Veneza.

Paris, nos anos 1930. Kate e Laura Barlow são duas irmãs que possuem a habilidade de comunicar com fantasmas que se cruzam com um visionário produtor francês, enquanto actuam em Paris.

Their Finest

Cinema

Heróis da Nação
Realização: Lone Scherfig.
Argumento: Gaby Chiappe.
Elenco: Gemma Arterton (Catrin Cole), Sam Claflin (Tom Buckley), Jack Huston (Ellis Cole), Helen McCrory (Sophie Smith), Eddie Marsan (Sammy Smith), Rachael Stirling (Phyl Moore), Richard E. Grant (Roger Swain), Henry Goodman (Gabriel Baker), Paul Ritter (Raymond Parfitt), Natalia Ryumina (Muriel), Jeremy Irons (Secretary of War), Bill Nighy (Ambrose Hilliard e Uncle Frank), Jake Lacy (Carl Lundbeck e Brannigan), Claudia Jessie (Doris Cleavely e Lily), Stephanie Hyam (Angela Ralli-Thomas e Rose), Hubert Burton (Wyndham Best e Johnnie).
Estreia: 21 de Abril de 2017 no Reino Unido.
Portugal: 18 de Maio de 2017.

Their Finest é um drama de guerra realizado por Lone Scherfig, escrito por Gaby Chiappe baseado no romance Their Finest Hour and a Half de Lissa Evans de 2009. O filme passou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2016.

Catrin Cole é uma argumentista contratada pelo Ministério Britânico de Informação para trazer uma perspectiva feminina aos filmes de guerra produzidos por este organismo. O seu presente trabalho é um drama inspirado nas histórias de heroísmo civil durante a retirada de Dunquerque. Com o perigo gerado em 1940 a abater-se sobre Londres e um marido que olha com condescendência para os seus esforços profissionais, Catrin encontra apoio no guionista principal do filme, Tom Buckley. Durante as filmagens em Devon, Catrin vai ganhando confiança e o respeito dos seus pares, incluindo o do arrogante actor Ambrose Hillard, cuja popularidade já viu melhores dias.

Colossal

Cinema Fantástico


Colossal
Realização e Argumento: Nacho Vigalondo.
Elenco: Anne Hathaway (Gloria), Hannah Cheramy (jovem Gloria), Jason Sudeikis (Oscar), Nathan Ellison (jovem Oscar), Dan Stevens (Tim), Austin Stowell (Joel), Tim Blake Nelson (Garth).
Estreia: 7 de Abril de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 18 de Maio de 2017.

Colossal  é uma comédia de ficção científica realizado e escrito por Nacho Vigalondo. O filme estreou-se no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2016. Embora o filme já se tenha estreado no mês anterior, não está a ter grande sucesso comercial, mesmo com crítica positiva.

Gloria é uma jovem desempregada que ao enfrentar problemas na sua relação com o namorado, Tim, é forçada a voltar para a sua terra natal para colocar a sua vida em ordem. Quando reencontra Oscar, um bonacheirão amigo de infância e proprietário de um bar, acaba por regressar ao seu estilo de vida festeiro. Ao mesmo tempo, na Coreia do Sul, uma gigantesca criatura surge do nada e começa a atacar Seoul todas as noites, ganhando a atenção de espectadores por todo o mundo. Uma noite, enquanto se encontra com os amigos num parque infantil, Gloria fica aterrorizada quando descobre que todos os movimentos que faz são imitados pelo monstro. Mal os amigos de Gloria se apercebem desse fenómeno bizarro, uma nova criatura ainda mais destrutiva aparece, despoletando um épico confronto entre os dois monstros.

BAFTA TV Awards

Vencedores 2017













Drama series
The Crown (Netflix)
The Durrells (ITV)
Vencedor: Happy Valley (BBC1)
War and Peace (BBC1)

Mini-series
The Hollow Crown: The War of the Roses (BBC2)
Vencedor: National Treasure (Channel 4)
The Secret (ITV)
The Witness for the Prosecution (BBC1)

Leading actor
Vencedor: Adeel Akhtar, Murdered By My Father (BBC3)
Babou Ceesay, Damilola, Our Loved Boy (BBC1)
Benedict Cumberbatch, The Hollow Crown: The War of the Roses (BBC2)
Robbie Coltrane, National Treasure (Channel 4)

Leading actress
Claire Foy, The Crown (Netflix)
Jodie Comer, Thirteen (BBC3)
Nikki Amuka-Bird, NW (BBC1)
Vencedora: Sarah Lancashire, Happy Valley (BBC1)

Supporting actor

Daniel Mays, Line of Duty (BBC2)
Jared Harris, The Crown (Netflix)
John Lithgow, The Crown (Netflix)
Vencedor: Tom Hollander, The Night Manager (BBC1)

Supporting actress
Nicola Walker, Last Tango in Halifax (BBC1)
Siobhan Finneran, Happy Valley (BBC1)
Vanessa Kirby, The Crown (Netflix)
Vencedora: Wunmi Mosaku, Damilola, Our Loved Boy (BBC1)

Entertainment performance
Adam Hills, The Last Leg (Channel 4)
Claudia Winkleman, Strictly Come Dancing (BBC1)
Graham Norton, The Graham Norton Show (BBC1)
Vencedor: Michael McIntyre, Michael McIntyre’s Big Show (BBC1)

Female performance in a comedy programme
Diane Morgan, Cunk on Shakespeare (BBC2)
Lesley Manville, Mum (BBC2)
Vencedora: Phoebe Waller-Bridge, Fleabag (BBC3)
Olivia Colman, Fleabag (BBC3)

Male performance in a comedy programme
Asim Chaudhry, People Just Do Nothing (BBC3)
David Mitchell, Upstart Crow (BBC2)
Harry Enfield, The Windsors (Channel 4)
Vencedor: Steve Coogan, The Scissored Isle (Sky Atlantic)

Single drama

Aberfan: The Green Hollow (BBC1 Wales)
Vencedor: Damilola, Our Loved Boy (BBC1)
Murdered By My Father (BBC3)
NW (BBC2)

International

The Night Of (HBO/Sky Atlantic)
Vencedor: American Crime Story – The People Vs OJ Simpson (FX/BBC)
Stranger Things (Netflix)
Transparent (Amazon Studios)

Factual series
24 Hours in Police Custody (Channel 4)
Vencedor: Exodus: Our Journey to Europe (BBC2)
Kids on the Edge (Channel 4)
The Prosecutors: Real Crime and Punishment (BBC4)

Specialist factual
Alan Bennett’s Diaries (BBC2)
Attenborough’s Life That Glows (BBC2)
Grayson Perry’s All Man (Channel 4)
Vencedor: Planet Earth II (BBC1)

Single documentary
Behind Closed Doors (BBC1)
Vencedor: Hillsborough (BBC2)
How to Die: Simon’s Choice (BBC2)
Hypernormalisation (BBC i Player)

Features
The Doctor Who Gave Up Drugs (BBC1)
The Great British Bake Off (BBC1)
Travel Man: 48 Hours In… (Channel 4)
Vencedor: Who Do You Think You Are? (BBC1)

Reality and constructed factual
First Dates (Channel 4)
Vencedor: Muslims Like Us (BBC2)
The Real Marigold Hotel (BBC2)
The Secret Life of Five Years Olds (Channel 4)

Current affairs
Inside Obama’s White House (BBC2)
Vencedor: Teenage Prison Abuse Exposed – Panorama (BBC1)
Three Days of Terror: The Charlie Hebdo Attacks – This World (BBC2)
Unarmed Black Male – This Wordld (BBC2)

News coverage
Channel 4 News: Brexit Day One (Channel 4)
BBC North West Tonight: Hillsborough Inquests (BBC North West/BBC1)
Sky News Tonight – Aleppo: Death of a City (Sky News)
Vencedor: Victoria Derbyshire (BBC2)

Sport
Vencedor: The Open (Sky Sports 1)
2016 Rio Olympics (BBC1)
Rio 2016 Paralympics (Channel 4)
Six Nations – England V Wales (ITV)

Live event
The Centenary of the Battle of The Somme: Thiepval (BBC1)
Shakespeare Live! From the RSC (BBC2)
Stand Up to Cancer (Channel 4)
Vencedor: The Queen’s 90th Birthday Celebration (ITV)

Entertainment programme
Vencedor: Ant and Dec’s Saturday Night Takeaway (ITV)
Britain’s Got Talent (ITV)
Michael McIntyre’s Big Show (BBC1)
Strictly Come Dancing (BBC1)

Scripted comedy
Camping (Sky Atlantic)
Fleabag (BBC3)
Flowers (Channel 4)
Vencedor: People Just Do Nothing (BBC3)

Comedy and comedy entertainment programme
Vencedor: Charlie Brooker’s 2016 Wipe (BBC2)
Cunk on Shakespare (BBC2)
The Last Leg (Channel 4)
Taskmaster (Dave)

Virgin’s Must-See Moments
Game of Thrones, "Battle of the Bastards"
The Late Late Show with James Corden, "Carpool Karaoke with Michelle Obama"
Line of Duty, "Urgent exit required"
Vencedor: Planet Earth II, "Snakes v Iguanas chase"
Strictly Come Dancing, "Ed Balls’ Gangnam Style"
Who Do You Think You Are?, "Danny Dyer’s origins"

Imaginando FC

domingo, 14 de maio de 2017

Locus Awards

Nomeações 2017



A Locus Magazine anunciou os nomeados para os prémios Locus relativos ao ano anterior. Os vencedores serão anunciados durante o Locus Awards Weekend em Seattle, entre 23 e 25 de Junho de 2017. Abaixo, fica a lista completa com os nomeados.

Science Fiction Novel
Company Town, Madeline Ashby (Tor)
The Medusa Chronicles, Stephen Baxter & Alastair Reynolds (Gollancz; Saga)
Take Back the Sky, Greg Bear (Orbit US; Orbit UK)
Visitor, C.J. Cherryh (DAW)
Babylon’s Ashes, James S.A. Corey (Orbit US; Orbit UK
Death’s End, Cixin Liu (Tor; Head of Zeus)
After Atlas, Emma Newman (Roc)
Central Station, Lavie Tidhar (Tachyon)
The Underground Railroad, Colson Whitehead (Doubleday; Fleet)
Last Year, Robert Charles Wilson (Tor)

Fantasy Novel
All the Birds in the Sky, Charlie Jane Anders (Tor; Titan)
Summerlong, Peter S. Beagle (Tachyon)
City of Blades, Robert Jackson Bennett (Broadway)
The Obelisk Gate, N.K. Jemisin (Orbit US; Orbit UK)
Children of Earth and Sky, Guy Gavriel Kay (NAL; Viking Canada; Hodder & Stoughton)
The Wall of Storms, Ken Liu (Saga; Head of Zeus)
The Last Days of New Paris, China Miéville (Del Rey; Picador)
The Winged Histories, Sofia Samatar (Small Beer)
The Nightmare Stacks, Charles Stross (Ace; Orbit UK)
Necessity, Jo Walton (Tor)

Horror Novel
The Brotherhood of the Wheel, R.S. Belcher (Tor)
Fellside, M.R. Carey (Orbit US; Orbit UK)
The Fireman, Joe Hill (Morrow)
Mongrels, Stephen Graham Jones (Morrow)
The Fisherman, John Langan (Word Horde)
Certain Dark Things, Silvia Moreno-Garcia (Dunne)
HEX, Thomas Olde Heuvelt (Tor; Hodder & Stoughton)
The Family Plot, Cherie Priest (Tor)
Lovecraft Country, Matt Ruff (Harper)
Disappearance at Devil’s Rock, Paul Tremblay (Morrow)

Young Adult Book
Crooked Kingdom, Leigh Bardugo (Holt)
The Girl Who Drank the Moon, Kelly Barnhill (Algonquin)
Lois Lane: Double Down, Gwenda Bond (Switch)
Truthwitch, Susan Dennard (Tor Teen; Tor UK)
Poisoned Blade, Kate Elliott (Little, Brown)
Burning Midnight, Will McIntosh (Delacorte; Macmillan)
Goldenhand, Garth Nix (Harper; Allen & Unwin; Hot Key)
Revenger, Alastair Reynolds (Gollancz; Orbit US ’17)
This Savage Song, Victoria Schwab (Titan; Greenwillow)
The Evil Wizard Smallbone, Delia Sherman (Candlewick)

Fisrt Novel
The Reader, Traci Chee (Putnam)
Waypoint Kangaroo, Curtis Chen (Dunne)
The Star-Touched Queen, Roshani Chokshi (St. Martin’s)
The Girl from Everywhere, Heidi Heilig (Greenwillow; Hot Key)
Roses and Rot, Kat Howard (Saga)
Ninefox Gambit, Yoon Ha Lee (Solaris US; Solaris UK)
Arabella of Mars, David D. Levine (Tor)
Infomocracy, Malka Older (Tor.com Publishing)
Everfair, Nisi Shawl (Tor)
Vigil, Angela Slatter (Jo Fletcher)

Novella
The Lost Child of Lychford, Paul Cornell (Tor.com Publishing)
The Dream-Quest of Vellitt Boe, Kij Johnson (Tor.com Publishing)
Hammers on Bone, Cassandra Khaw (Tor.com Publishing)
The Ballad of Black Tom, Victor LaValle (Tor.com Publishing)
Every Heart a Doorway, Seanan McGuire (Tor.com Publishing)
This Census-Taker, China Miéville (Del Rey; Picador)
The Iron Tactician, Alastair Reynolds (NewCon)
The Dispatcher, John Scalzi (Audible; Subterranean 2017)
Pirate Utopia, Bruce Sterling (Tachyon)
A Taste of Honey, Kai Ashante Wilson (Tor.com Publishing)

Novelette
‘‘The Art of Space Travel,” Nina Allan (Tor.com 7/27/16)
“Pearl,” Aliette de Bodard (The Starlit Wood)
“Red as Blood and White as Bone,” Theodora Goss (Tor.com 5/4/16)
“Foxfire, Foxfire,” Yoon Ha Lee (Beneath Ceaseless Skies 3/03/16)
“The Visitor from Taured,” Ian R. MacLeod (Asimov’s 9/16)
“Spinning Silver,” Naomi Novik (The Starlit Wood)
“Those Shadows Laugh,” Geoff Ryman (F&SF 9-10/16)
“The Future is Blue,” Catherynne M. Valente (Drowned Worlds)
The Jewel and Her Lapidary, Fran Wilde (Tor.com Publishing)
“You’ll Surely Drown Here If You Stay,” Alyssa Wong (Uncanny 5-6/16)

Short Story
“The Story of Kao Yu,” Peter S. Beagle (Tor.com 12/7/16)
“Our Talons Can Crush Galaxies,” Brooke Bolander (Uncanny 11-12/16)
“A Salvaging of Ghosts,” Aliette de Bodard (Beneath Ceaseless Skies 3/17/16)
“Seasons of Glass and Iron,” Amal el-Mohtar (The Starlit Wood)
“The City Born Great,” N.K. Jemisin (Tor.com 9/28/16)
“Seven Birthdays,” Ken Liu (Bridging Infinity)
“Afrofuturist 419,” Nnedi Okorafor (Clarkesworld 11/16)
“Sixteen Questions for Kamala Chatterjee,” Alastair Reynolds (Bridging Infinity)
“That Game We Played During the War,” Carrie Vaughn (Tor.com 3/16/16)
“A Fist of Permutations in Lightning and Wildflowers,” Alyssa Wong (Tor.com 3/02/16)

Anthology
Children of Lovecraft, Ellen Datlow, ed. (Dark Horse)
The Year’s Best Science Fiction: Thirty-Third Annual Collection, Gardner Dozois, ed. (St. Martin’s Griffin; Robinson as The Mammoth Book of Best New SF 29)
Hidden Youth: Speculative Fiction from the Margins of History, Mikki Kendall & Chesya Burke, eds. (Crossed Genres)
Tremontaine, Ellen Kushner, ed. (Serial Box; Saga ’17)
Invisible Planets, Ken Liu, ed. (Tor; Head of Zeus)
The Starlit Wood, Dominik Parisien & Navah Wolfe, eds. (Saga)
The Best Science Fiction & Fantasy of the Year: Volume Ten, Jonathan Strahan, ed. (Solaris US; Solaris UK)
Bridging Infinity, Jonathan Strahan, ed. (Solaris US; Solaris UK)
Drowned Worlds, Jonathan Strahan, ed. (Solaris US; Solaris UK)
The Big Book of Science Fiction, Ann & Jeff VanderMeer, eds. (Vintage)

Collection
Sharp Ends, Joe Abercrombie (Orbit US; Gollancz)
Hwarhath Stories: Twelve Transgressive Tales by Aliens, Eleanor Arnason (Aqueduct)
A Natural History of Hell, Jeffrey Ford (Small Beer)
The Complete Orsinia, Ursula K. Le Guin (Library of America)
The Found and the Lost, Ursula K. Le Guin (Saga)
The Paper Menagerie and Other Stories, Ken Liu (Saga; Head of Zeus)
The Best of Ian McDonald, Ian McDonald (PS)
Dreams of Distant Shores, Patricia A. McKillip (Tachyon)
Beyond the Aquila Rift: The Best of Alastair Reynolds, Alastair Reynolds (Subterranean; Gollancz)
Not So Much, Said the Cat, Michael Swanwick (Tachyon)

Magazine
Analog
Asimov’s
Beneath Ceaseless Skies
Clarkesworld
F&SF
File 770
Lightspeed
Strange Horizons
Tor.com
Uncanny

Publisher
Angry Robot
Baen
DAW
Gollancz
Orbit
Saga
Small Beer
Subterranean
Tachyon
Tor

Editor
John Joseph Adams
Neil Clarke
Ellen Datlow
Gardner Dozois
C.C. Finlay
Jonathan Strahan
Lynne M. Thomas & Michael Damian Thomas
Ann & Jeff VanderMeer
Sheila Williams
Navah Wolfe

Artist
Kinuko Y. Craft
Galen Dara
Julie Dillon
Bob Eggleton
Donato Giancola
Victo Ngai
John Picacio
Shaun Tan
Charles Vess
Michael Whelan

Non-Fiction
Science Fiction Rebels: The Story of the Science-Fiction Magazines from 1981-1990, Mike Ashley (Liverpool University)
Octavia E. Butler, Gerry Canavan (University of Illinois Press)
Speculative Blackness: The Future of Race in Science Fiction, André M. Carrington (University of Minnesota Press)
Shirley Jackson: A Rather Haunted Life, Ruth Franklin (Liveright)
The View From the Cheap Seats, Neil Gaiman (Morrow; Headline)
Time Travel: A History, James Gleick (Pantheon)
The Geek Feminist Revolution, Kameron Hurley (Tor)
Words Are My Matter: Writings about Life and Books 2000-2016, Ursula K. Le Guin (Small Beer)
The History of Science Fiction: Second Edition, Adam Roberts (Palgrave Macmillan)
Traveler of Worlds: Conversations with Robert Silverberg, Alvaro Zinos-Amaro (Fairwood)

Art Book
Yoshitaka Amano: Illustrations, Yoshitaka Amano (VIZ Media)
Kinuko Y. Craft, Beauty and the Beast, Mahlon F. Craft (Harper)
Kinuko Y. Craft, Myth & Magic: An Enchanted Fantasy Coloring Book (Amber Lotus)
Spectrum 23: The Best in Contemporary Fantastic Art, John Fleskes, ed. (Flesk)
Stephanie Law, Descants & Cadences: The Art of Stephanie Law (Shadowscapes)
Ralph McQuarrie, Star Wars Art: Ralph McQuarrie (Abrams)
Spaceships: An Illustrated History of the Real and the Imagined, Ron Miller (Smithsonian/Elephant Book Company)
The Art of the Film: Fantastic Beasts and Where to Find Them, Dermot Power, ed. (Harper Design; HarperCollins UK)
Shaun Tan, The Singing Bones: Inspired by Grimms’ Fairy Tales (Allen & Unwin 2015; Arthur A. Levine; Walker UK)
Charles Vess, Walking Through the Landscape of Faerie (Faerie Magazine)

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Song to Song

Cinema


Música a Música
Realização e Argumento: Terrence Malick.
Elenco: Ryan Gosling (BV), Michael Fassbender (Cook), Rooney Mara (Faye), Natalie Portman (Rhonda), Cate Blanchett (Amanda), Lykke Li (Lykke), Val Kilmer (Duane), Bérénice Marlohe (Zoey), Holly Hunter (Miranda), Tom Sturridge (BV’s Brother), Austin Amelio (BV’s Brother), Linda Emond (Judy).
Estreia: 17 de Março de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 11 de Maio de 2017.

Os filmes de Terrence Malick nem sempre agradam a toda a gente e a crítica nem sempre reconhece o quão maravilhosos são os seus filmes. São normalmente sobre temas filosóficos e espirituais em que o realizador utiliza voice-over de personagens individuais para meditar sobre a vida e as suas experiências. Entre os seus filmes mais conhecidos podemos encontrar Badlands (1973), The Thin Red Line (1998), The Tree of Life (2011) e Knight of Cups (2015). O realizador traz-nos agora Song to Song, mais uma vez, com um elenco de luxo, explorando as relações pessoais e profissionais entre dois casais e o mundo da música.

Em Austin, no Texas, dois casais - os compositores Faye e BV, e o magnata da música com uma empregada de mesa - perseguem o sucesso através de uma paisagem de rock 'n' roll, sedução e traição. 

King Arthur: Legend of the Sword

Cinema Fantástico

Rei Artur: A Lenda da Espada
Realização: Guy Ritchie.
Argumento: Guy Ritchie, Joby Harold e Lionel Wigram.
Elenco: Charlie Hunnam (King Arthur), Àstrid Bergès-Frisbey (Guinevere), Djimon Hounsou (Sir Bedivere), Aidan Gillen (Goosefat Bill Wilson), Jude Law (Vortigern), Eric Bana (Uther Pendragon), Mikael Persbrandt (Kjartan), Lorraine Bruce (Syrena), Hermione Corfield (Syren), Annabelle Wallis (Maid Maggie), Kingsley Ben-Adir (Wetstick), Neil Maskell (Backlack), Millie Brady (Princess Catia), David Beckham (Trigger), Katie McGrath (Elsa), Michael McElhatton (Jack's Eye), Kamil Lemieszewski (Merlin), Poppy Delevingne (Elsa).
Estreia: 12 de Maio de 2017 nos E.U.A.
Portugal: 11 de Maio de 2017.

King Arthur: Legend of the Sword é um filme de fantasia realizado por Guy Ritchie (conhecido sobretudo por Snatch de 2000). O realizador revisita a famosa lenda do Rei Artur e todo o mito criado à volta das personagens nesta nova adaptação. Apesar do elenco de luxo e depois de ver os trailers, ainda não percebi bem o que é que o realizador pretende com esta nova adaptação, mas parece-me que o filme vai dar prejuízo à produtora.

Quando o pai de Artur, Uther Pendragon, é assassinado, Vortigern, tio de Artur, usurpa a coroa. Privado do seu direito de berço e sem qualquer ideia de quem realmente é, Artur acaba por crescer da maneira mais dura, nas ruas e vielas da cidade. Mas no momento em que ele retira com sucesso a mítica espada da pedra, a sua vida sofre uma reviravolta e vê-se forçado a honrar o seu legado ... quer ele queira, quer não.

Viral

Cinema de Horror


Viral
Realização: Ariel Schulman e Henry Joost.
Argumento: Christopher B. Landon e Barbara Marshall.
Elenco: Analeigh Tipton (Stacey), Sofia Black D'Elia (Emma), Travis Tope (Evan Klein), Machine Gun Kelly (CJ), Michael Kelly (Michael), Judyann Elder (Mrs. Toomey), Brianne Howey (Tara), Linzie Grey (Gracie).
Estreia: 29 de Julho de 2016 nos E.U.A.
Portugal: 11 de Maio de 2017.

Viral é um filme de horror e ficção científica que teve um lançamento limitado e que foi para video on demand. O filme até teve crítica positiva, mas a fraca distribuição e promoção não ajudaram muito.

As irmãs Emma e Stacey estão a ajustar-se à vida depois de uma mudança para o sul da Califórnia e tentam lidar com as tensões na relação dos pais. Contudo, quando uma estranha doença começa por atingir uma colega de escola de Emma, a vida das duas irmãs fica de pernas para o ar. Uma quarentena de emergência separa-as do pai e as jovens são forçadas a cuidar de si mesmas, enquanto o governo declara Lei Marcial. Emma e Stacey vão descobrir que este vírus é afinal um verme parasita que faz o seu hospedeiro atacar violentamente, espalhando-se assim a outras vítimas.

domingo, 7 de maio de 2017

Prémios Shirley Jackson

Nomeações 2016



As nomeações para os Prémios Shirley Jackson, relativas ao ano de 2016, foram anunciadas. Os prémios reconhecem o legado da autora e homenageiam obras excepcionais da literatura de suspense psicológico, horror e dark fantasy. Os vencedores serão anunciados a 16 de Julho na Readercon 28. 

Romance 
Foxlowe, Eleanor Wasserberg (Fourth Estate-UK/Penguin Books-US)
The Girls, Emma Cline (Random House)
I’m Thinking of Ending Things, Iain Reid (Gallery/Scout)
Lily, Michael Thomas Ford (Lethe)
Mongrels, Stephen Graham Jones (William Morrow)
The Wonder, Emma Donoghue (Little, Brown)

Novella
The Ballad of Black Tom, Victor LaValle (Tor.com Publishing)
The Dream-Quest of Vellitt Boe, Kij Johnson (Tor.com Publishing)
“Maggots,” Nina Allan (Five Stories High)
Muscadines, S.P. Miskowski (Dunhams Manor)
The Sadist’s Bible, Nicole Cushing (01 Publishing)
The Warren, Brian Evenson (Tor.com Publishing)

Novelette
“Andy Kaufman Creeping Through the Trees,” Laird Barron (Autumn Cthulhu)
“Angel, Monster, Man,” Sam J. Miller (Nightmare Magazine)
“Breaking Water,” Indrapramit Das (Tor.com)
“The Night Cyclist,” Stephen Graham Jones (Tor.com)
“Presence,” Helen Oyeyemi (What Is Not Yours Is Not Yours)
“Waxy,” Camilla Grudova (Granta)

Ficção Curta 
“Animal Parts,” Irenosen Okojie (Speak, Gigantular)
“The Apartments,” Karen Heuler (Other Places)
“Postcards from Natalie,” Carrie Laben (The Dark)
“Red,” Katie Knoll (Masters Review)
“Things With Beards,” Sam J. Miller (Clarkesworld)

Colecção de Autor Individual 
Almost Insentient, Almost Divine, D.P. Watt (Undertow)
Furnace, Livia Llewellyn (Word Horde)
Greener Pastures, Michael Wehunt (Shock Totem)
A Natural History of Hell, Jeffrey Ford (Small Beer Press)
We Show What We Have Learned, Clare Beams (Lookout)

Antologia Editada
Autumn Cthulhu, editado por Mike Davis (Lovecraft eZine Press)
The Madness of Dr. Caligari, editado por Joseph S. Pulver, Sr. (Fedogan and Bremer)
The Starlit Wood, editado por Dominik Parisien e Navah Wolfe (Saga Press)
Those Who Make Us: Canadian Creature, Myth, and Monster Stories, editado por Kelsi Morris e Kaitlin Tremblay (Exile Editions)
An Unreliable Guide to London, editado por Kit Caless e Gary Budden (Influx Press)

sábado, 6 de maio de 2017

The Dark Tower

Cinema Fantástico


É o primeiro trailer da muito aguardada adaptação do romance de Stephen King, The Dark Tower. Depois do sucesso do trailer de It (outra adaptação de outro romance do autor cujo filme também sairá este ano e que teve o maior número de visualizações de um trailer online num dia), espera-se que este trailer também deixe os fãs do autor curiosos e desperte o interesse de muita gente.

O épico de fantasia conta com Idris Elba como o Gunslinger e com Matthew McConaughey como o malvado feiticeiro, The Man in Black. Roland Deschain é um misterioso ‘Gunslinger’ num universo alternativo conhecido como Mid-World, cuja missão é encontrar a mítica Dark Tower que irá salvar tudo o que existe da extinção. Acompanhado por uma rapaz do nosso mundo, o Gunslinger deve embarcar numa busca enquanto persegue o Man in Black. The Gunslinger é o primeiro de uma série de oito livros que Stephen King escreveu ao logo de três décadas, uma das séries preferidas dos fãs do autor. Se a adaptação correr bem, parece que poderemos contar com mais filmes e até com uma série que deverá explorar o passado de Roland. O filme tem estreia marcada para 18 de Agosto de 2017.

 

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Prémio Arthur C. Clarke

Nomeações 2017


O Prémio Arthur C. Clarke é oferecido ao melhor romance de ficção científica publicado no Reino Unido. O vencedor será anunciado a 27 de Julho numa cerimónia apresentada na Foyles Bookshop, em Charing Cross Road, em Londres. Abaixo, ficam os nomeados:

A Closed and Common Orbit, Becky Chambers (Hodder & Stoughton)

Ninefox Gambit, Yoon Ha Lee (Solaris)

After Atlas, Emma Newman (Roc)

Occupy Me, Tricia Sullivan (Gollancz)

Central Station, Lavie Tidhar (PS Publishing)

The Underground Railroad, Colson Whitehead (Fleet)