sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Minotauro renasceu!

É impressão minha ou a Minotauro tornou-se repentinamente muito interessante?

A Minotauro apareceu em várias notícias em poucos dias e alguns dos trinta lançamentos que têm planeado para 2017 foram premiados e despertaram o interesse de milhares de leitores. A editora, que faz parte do Grupo Almedina (que prima por ser uma editora de referência em áreas técnicas), foi criada em 2009 e pretende relançar a marca apostando em mais áreas temáticas e num público mais diversificado. Pretende lançar títulos aclamados internacionalmente e aposta na edição de autores nacionais conceituados e de novos talentos. Vai explorar a Ficção e Não Ficção, apostando em romances históricos e na fantasia, assim como em livros premiados e que se tornaram bestsellers internacionais, sem se esquecer do público infanto-juvenil.

Entre os títulos já publicados estão:

Rapariga em Guerra, Sara Nović

Uma saga de guerra, um relato da passagem à idade adulta, uma história de amor e de memória, Rapariga em Guerra percorre todas estas facetas e revela-se um romance de estreia ao mesmo tempo perturbador e cheio de esperança, escrito com a força da verdade.

Zagreb, 1991. Ana Juric é uma menina de dez anos com um espírito descontraído, que vive com a sua família na capital da Croácia. Mas, nesse ano, a Jugoslávia é abalada pela guerra civil, destruindo a infância idílica de Ana. A paz do dia a dia é manchada pelo racionamento, pelos constantes raids aéreos e os jogos de futebol são substituídos pelo fogo das armas. Os vizinhos começam a desconfiar uns dos outros e a sensação de segurança começa a desvanecer-se. Quando a guerra lhe bate à porta, Ana tem de encontrar um novo caminho num mundo perigoso.

Nova Iorque, 2001. Ana é agora uma estudante universitária em Manhattan. Apesar de todas as tentativas para deixar o passado para trás, não consegue escapar às recordações de guerra e aos segredos que guarda até dos que lhe são mais próximos. Perseguida pelos acontecimentos que lhe roubaram a família para sempre, regressa à Croácia depois de uma década de ausência, na esperança de fazer as pazes com o lugar a que um dia chamou casa. Enquanto enfrenta o passado, procura reconciliar-se com a história difícil do seu país e com os acontecimentos que lhe interromperam a infância, há tantos anos. Avançando e recuando no tempo, este livro é um retrato franco e generoso de um país devastado pela guerra, mostrando-nos, com uma escrita brilhante, a impossibilidade de separar a história de um país e a história do indivíduo.

 A Serpente do Essex, Sarah Perry

Escrito com uma delicadeza e uma inteligência cheias de requinte, este romance é sobretudo uma celebração do amor e das muitas formas que ele pode assumir. O livro venceu o livro do ano Waterstones e foi finalista do Costa Book Award de 2016.

Londres, 1893. Quando o marido de Cora Seaborne morre, a viúva inicia uma nova vida marcada ao mesmo tempo por alívio e tristeza.

Não teve um casamento feliz e ela própria nunca se adequou ao papel de mulher da sociedade. Acompanhada pelo filho, Francis - um rapaz curioso e obsessivo -, troca a cidade pelo campo de Essex, onde espera que o ar fresco e os grandes espaços lhe proporcionem o refúgio de que necessita.

Quando se instalam em Colchester, chegam-lhe aos ouvidos rumores de que a Serpente do Essex, conhecida por em tempos ter percorrido os pântanos na sua avidez de colher vidas humanas, regressou à aldeia de Aldwinter. Cora, naturalista amadora sem interesse por superstições ou questões religiosas, fica empolgada com a ideia de que aquilo que as pessoas da região tomam por uma criatura sobrenatural possa, na realidade, ser uma espécie ainda por descobrir.

Quando decide iniciar a sua investigação é apresentada ao reverendo de Aldwinter, William Ransome. Tal como Cora, Will sente uma desconfiança profunda em relação aos boatos, que considera um fenómeno de terror de caráter moral e um desvio da verdadeira fé. Enquanto Will procura tranquilizar os paroquianos, inicia-se entre ele e Cora uma relação intensa; apesar de os dois não concordarem a respeito de nada, são atraídos e afastados um do outro inexoravelmente, a ponto de isso modificar a vida de ambos de formas inesperadas.

Uma Magia mais Escura, V. E. Schwab

O primeiro livro da trilogia Shades of Magic sobre um universo onde existem diferentes Londres paralelas.

Kell é um dos últimos viajantes, magos com a capacidade rara e muito desejada de viajar entre universos paralelos, ligados através de uma cidade mágica. Existe a Londres Cinzenta, suja e aborrecida, desprovida de qualquer magia e regida por um rei louco: George III. Existe a Londres Vermelha, onde a vida e a magia são veneradas e onde Kell cresceu com Rhy Maresh, o herdeiro irreverente de um império próspero. Existe a Londres Branca, um lugar onde as pessoas lutam para controlar a magia e a magia contra-ataca, consumindo a cidade até aos ossos. Outrora, existiu a Londres Negra. Mas já ninguém fala dela.

Kell é oficialmente o viajante da Londres Vermelha, embaixador do império Maresh, guardião da correspondência mensal entre as realezas de cada Londres. Não oficialmente, é um contrabandista, servindo as pessoas dispostas a pagar pelo mais pequeno vislumbre de um mundo que nunca verão. É um passatempo difícil, cujas consequências perigosas Kell sofrerá em primeira mão. Fugitivo na Londres Cinzenta, conhece Delilah Bard, uma fora da lei com aspirações grandiosas. Primeiro, rouba-o, depois, salva-o de um inimigo mortífero e, por fim, obriga-o a levá-la para outro mundo à procura de uma verdadeira aventura. Mas uma magia perigosa cresce e a traição está em todas as esquinas. Para salvar todos os mundos, têm, antes de mais, de sobreviver.

O Homem que Duvidava, Ethan Canin

Neste fascinante romance, Ethan Canin, autor bestseller do New York Times, explora a natureza do génio, a rivalidade, a ambição e o amor ao longo de diversas gerações de uma família talentosa.

Milo Andret é dotado de uma mente extraordinária. Criança solitária entre as florestas do Michigan nos anos 1950, pouco valoriza o seu próprio talento. Contudo, após ingressar na Universidade de Berkeley, logo se apercebe da extensão, e dos riscos, do seu dom tão singular. A Califórnia dos anos 1970, abre-se-lhe num jogo sedutor, desvelando a Milo o encanto da ambição, mas também da indulgência. A investigação que lá inicia elevá-lo-á à categoria de lenda; a mulher que lá conhece (assim como o seu arquirrival) atormentá-lo-á para o resto da vida. De facto, a verdade é que o brilhantismo de Milo se encontra finamente entrançado com um desejo obscuro que em breve ameaçará o seu trabalho, a sua família e até a sua própria vida.

A editora ainda lançará:

Comunidade, Ann Patchett
Bestseller do New York Times, é o livro mais pessoal da escritora, com uma história que começa com um beijo proibido, que sela o desmoronar de duas famílias e a constituição de uma nova.

Mulheres sem Nome, Martha Hall Kelly
Uma obra de ficção histórica, baseada em factos verídicos, escrita em homenagem a todas as prisioneiras do campo de concentração de Ravensbrück.

Caminhada, Drew Magary
Um relato insano de um homem de negócios que dá por si numa realidade paralela, rodeado de personagens mirabolantes e por situações incontroláveis que não lembrariam ao diabo. 

A Rapariga que Bebeu a Lua, Kelly Barnhill
O bestseller vencedor da Medalha Newbery, uma história maravilhosa sobre uma menina que não consegue controlar a sua magia, criada por uma bruxa, um dragão e um monstro dos pântanos. 

Serafina e o Manto Negro, Robert Beatty
Uma saga fantástica, cuja ação decorre numa herdade vitoriana e em bosques sombrios, onde um vilão rapta crianças e apenas Serafina, uma menina muito diferente que viveu toda a sua vida nas sombras, longe de todos, conseguirá salvá-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário